Topo

CBF quer Neymar e Marquinhos na seleção olímpica, mas atacante é prioridade

Neymar e Marquinhos comemoram primeiro gol do PSG na Champions - David Ramos/Getty Images
Neymar e Marquinhos comemoram primeiro gol do PSG na Champions Imagem: David Ramos/Getty Images

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/05/2021 04h00

No que depender da CBF, as três vagas para jogadores acima dos 24 anos na seleção olímpica em Tóquio serão do atacante Neymar, do goleiro Weverton e do zagueiro Marquinhos. A confirmação deles entre os 18 convocados pelo técnico André Jardine depende da negociação conduzida pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, junto aos clubes. Mas entre Marquinhos e Neymar, a prioridade na CBF é o atacante, segundo o UOL Esporte apurou.

O trio almejado para a busca por mais uma conquista olímpica esteve junto na campanha do ouro, na Rio-2016. Neymar e Marquinhos já manifestaram o desejo de atender ao chamado para os Jogos Olímpicos. Na outra ponta da negociação está Leonardo, diretor esportivo do Paris Saint-Germain.

Como dois dos três desejados pelo time olímpico são do mesmo clube, a CBF sabe que não será uma costura tão simples, ainda mais pela proximidade do torneio olímpico com a Copa América. O início do futebol no Japão será 12 dias depois da final da competição sul-americana.

Para quem joga na Europa, estar tanto na Copa América quanto na Olimpíada significa sacrificar férias e pré-temporada. Em 2016, quando estava no Barcelona, Neymar ficou fora do torneio da Conmebol para disputar a medalha de ouro. Marquinhos já estava no clube francês e fez a "dobradinha".

"Poder contar com Neymar é um sonho, não só para mim, mas para qualquer treinador. Pela seleção, eu e o Tite podemos ter esse privilégio. É uma questão mais sensível que está sendo tratada pelo nosso presidente. Acredito que em pouco tempo a gente tenha uma resposta sobre isso, dentro da ideia de ter a seleção mais forte possível para os Jogos Olímpicos. E ele quer", disse o técnico André Jardine, após anunciar os convocados para a seleção olímpica na data Fifa de junho.

O desejo de ter Marquinhos deixa a disputa na zaga ainda mais acirrada. Como a lista final para Tóquio tem 18 nomes, provavelmente só haverá espaço para mais dois defensores. Para a posição, Jardine recorreu a Gabriel Magalhães (Arsenal), Luiz Felipe (Lazio), Ibañez (Roma) e Nino (Fluminense) na convocação mais recente.

Coordenador das categorias de base, Branco já tinha revelado no programa "Bem, Amigos", do SporTV, o desejo de contar com a colaboração do Palmeiras para ter Weverton, que também tem sido chamado para a seleção principal. Se liberá-lo para a Olimpíada, o clube paulista pode ficar sem seu titular em rodadas do Brasileirão e do mata-mata da Libertadores.