Topo

Jade Barbosa sobre rótulo de musa: "não me fazia bem, então não lia"

Jade Barbosa muda de visual durante quarentena - Reprodução/Instagram
Jade Barbosa muda de visual durante quarentena Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 15h09

Jade Barbosa ganhou, sem querer, o rótulo de "musa" depois de começar a postar fotos nas redes sociais e se deparou com notícias sobre seu corpo nos jornais e comentários desagradáveis em suas publicações de biquíni nas redes. A ginasta acostumada a ser fotografada nas competições, virou alvo de um público também fora do esporte.

Em entrevista ao UOL Esporte, ela falou dos rótulos que teve que enfrentar durante a sua carreira.

Primeiro Jade foi chamada de "chorona" por ir às lágrimas após competir no Pan do Rio, em 2007, aos 16 anos. Agora, é a beleza que a faz ter de lidar com mais um, o de musa. Ela contou que procurar ignorar os comentários nas redes sociais, mas precisou amadurecer para conseguir isso.

"A questão dos rótulos... Muitos atletas não se dão bem com isso e são influenciados de forma negativa. É difícil, mesmo, conviver com essas coisas. Imagina entrar numa rede social e ter vários tipos de comentários... Aquilo causa sensações às vezes ruins, às vezes boas, mas você não é aquilo ali. Como eu resolvia isso? Eu não respondia. Mas eu precisei desse tempo para mim, para entender. Usei a internet para me aproximar das pessoas. Os atletas conseguiram manter esse vínculo com os fãs, influenciar pessoas para fazer atividade física. Esses rótulos, fui deixando passar. Não me fazia bem ler, então não vou ler", disse.