Topo

Atletas aprovam adiamento da Olimpíada para 2021

Homem com máscara de proteção passa pelo logo da Olimpíada de Tóquio - ISSEI KATO
Homem com máscara de proteção passa pelo logo da Olimpíada de Tóquio Imagem: ISSEI KATO

Do UOL, em São Paulo

24/03/2020 14h21

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional apoiou hoje a decisão da entidade em adiar a Olimpíada de Tóquio para 2021. A medida foi adotada por conta da pandemia de coronavírus.

Em um comunicado oficial, os atletas se disseram satisfeitos com o adiamento.

"Nos últimos dias e semanas, nos envolvemos com vários representantes de atletas e com a comunidade de atletas em geral para ouvir seus comentários e os desafios enfrentados devido ao impacto do covid-19. Estamos confiantes que a decisão do COI é totalmente apoiada pela comunidade de atletas", afirmou.

A comissão também prometeu atualizar os atletas sobre qualquer tema relacionado aos Jogos e sistemas de qualificação. Além de aprimorar os recursos disponíveis em uma plataforma própria, incluindo dicas sobre treinamento, preparação, saúde mental e física durante o período de pandemia.

Mais cedo, a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) chegou a enviar uma carta em nome do Time Brasil pedindo o adiamento dos Jogos.

A falta de tempo para preparação necessária impossibilitaria que os atletas chegassem ao Japão nas condições ideais para uma competição de alto nível.

"Ainda que a pandemia possa ser debelada nas próximas semanas, que é nosso desejo, não vislumbramos possibilidades de que os atletas possam retomar suas agendas de treinamentos e competições de modo a chegarem a Tóquio em sua melhor forma", alegou.