UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 


Reuters
Sandra Pires viaja para Atenas em busca de um título inédito para uma brasileira: o bicampeonato olímpico

Independentemente do que realize na Olimpíada de Atenas, Sandra Pires já tem o seu lugar assegurado no rol de maiores atletas do esporte brasileiro. Nos Jogos de Atlanta-96, a jogadora de vôlei de praia tornou-se, junto a Jacqueline Silva, a primeira brasileira a conquistar o ouro em uma Olimpíada.

A carioca de 1,74 m estreou no vôlei indoor aos 14 anos, na equipe Supergasbras. Em 1990, tranferiu-se para a Rioforte. Dois anos depois, trocou as quadras pela praia e formou dupla primeiro com Karina e, posteriormente, em 1994, com Jacqueline Silva.

Os quatro anos de parceria com Jackie renderam a Sandra as maiores conquistas de sua carreira: dois títulos mundiais, doze torneios internacionais e uma medalha de ouro olímpica inédita para o Brasil. Mesmo com os bons resultados, a dupla vivia envolvida em desentendimentos. Tanto brigaram que acabaram se separando.

Em 1998, Sandra passou a formar dupla com Adriana Samuel, prata em Atlanta. Nesse mesmo ano, elas conquistaram o título do Circuito Banco do Brasil e Sandra foi eleita a melhor atacante da competição. Por conta da forte personalidade de Sandra, as brigas continuaram com a nova parceira.

Apesar dos desentendimentos, Adriana e Sandra continuaram unidas até Sydney-2000, onde conquistaram o bronze, a segunda medalha olímpica de ambas. Nesse mesmo evento, Sandra recebeu uma homenagem do Comitê Olímpico Brasileiro: foi convidada para segurar a bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos.

De 2001 para cá, Sandra formou dupla com mais três jogadoras. A primeira foi Tatiana, com quem conquistou o título do Goodwill Games de Brisbane. Em 2002, Sandra recebeu o convite de Leila Barros, atacante da seleção feminina de vôlei, para formar uma nova dupla. A parceria acabou não vingando, e Leila, após um convite do técnico da seleção José Roberto Guimarães, resolveu voltar às quadras.

A solução encontrada por Sandra foi formar uma nova parceria com Ana Paula, outra ex-jogadora de vôlei de quadra. Desde 2003, elas se preparam para disputar a terceira Olimpíada (Ana Paula esteve em duas Barcelona-92 e Atlanta-96 pela seleção de vôlei). Em Atenas, Sandra terá novamente a oportunidade de quebrar um novo recorde: ser a primeira brasileira a conquistar um bicampeonato olímpico.


O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Tabela feminina

 Tabela masculina

 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova