UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 


Folha Imagem
Jogadores da seleção cantam o hino após a maior conquista olímpica do vôlei brasileiro: o ouro em Barcelona

Existem duas versões para a introdução do vôlei no Brasil. A primeira indica que a modalidade começou a ser praticada em 1915,
em um colégio da cidade de Recife.
A segunda hipótese afirma que a divulgação se deu em 1916, por intermédio da Associação Cristã de Moços de São Paulo. O Fluminense, do Rio de Janeiro, foi o primeiro a organizar um torneio aberto para todos os membros da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, em 1923.

A Confederação Brasileira de Volleyball foi criada em 1954. Dez anos mais tarde, o vôlei brasileiro já estava presente em Tóquio, no torneio de estréia do esporte nas Olimpíadas.

O Brasil carrega uma marca histórica nos Jogos Olímpicos: é a única equipe masculina que participou de todas as edições desde a estréia da modalidade. A seleção não teve muito destaque nas primeiras participações: sétimo lugar em Tóquio-1964, nono na Cidade do México-1968, oitavo em Munique-1972 e sétimo em Montreal-1976.

Somente em Moscou-1980, quando conquistou o quinto lugar, foi que o Brasil entrou para a elite do vôlei. Em Los Angeles-1984, veio o primeiro pódio olímpico: prata. O time brasileiro - liderado por Bernard, Montanaro, Renan, Xandó e William - perdeu o ouro para os norte-americanos. Depois de um quarto lugar em Seul-1988, o Brasil voltou ao pódio em Barcelona-1992. Com uma campanha impecável, o time venceu as oito partidas que disputou (perdeu apenas um set) e ficou com a medalha de ouro. Embora a base da equipe fosse a mesma em Atlanta-1996, a seleção não fez uma boa campanha e alcançou apenas a quinta colocação. Em Sydney-2000, novo fracasso: com a derrota para a Argentina, até então saco de pancadas do Brasil, os brasileiros foram eliminados e terminaram a Olimpíada na sexta colocação.

O vôlei feminino brasileiro só começou a disputar as Olimpíadas em Moscou-1980, quando ficou em sétimo lugar. A situação não melhorou muito em Los Angeles-1984 (sétimo) e Seul-1988 (sexto). O Brasil chegou à sua primeira semifinal em Barcelona-1992, quando conquistou a quarta posição.

Em Atlanta-1996, as brasileiras fizeram a melhor campanha da sua história e chegaram à primeira medalha olímpica: bronze, após derrotarem a Rússia na decisão do terceiro lugar. Estavam na equipe Ana Flávia, Ana Paula, Ana Moser, Fernanda Venturini, Filó, Fofão, Hilma, Ida, Leila, Márcia Fu, Sandra e Virna. Em Sydney-2000, a seleção repetiu o resultado da Olimpíada anterior, conquistando sua segunda medalha de bronze.



  Quadro da modalidade
  País Total
  1º BRA 1 0 0 1
  1º CHN 1 0 0 1
  3º RUS 0 1 1 2
  4º ITA 0 1 0 1

 Resultados
O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Tabela feminina

 Tabela masculina

 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova