UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 


AFP
Carolina e Isabela de Moraes são as representantes brasileiras do nado sincronizado nos Jogos de Atenas

As gêmeas univitelinas Carolina e Isabela de Moraes terão pela segunda vez consecutiva a tarefa de defender o Brasil na competição olímpica de nado sincronizado. Em Sydney-2000, as irmãs conseguiram dois feitos históricos. Além de terem ficado em 12º lugar - melhor posição já alcançada por um dueto nacional em Jogos -, foram a primeira dupla brasileira a chegar numa final olímpica.

Quatro anos se passaram e, em Atenas, as esperanças são mais ambiciosas que uma final olímpica. Carolina e Isabela acreditam numa medalha de bronze. Segundo o dueto, todas as outras meninas estão num mesmo nível e quem estiver melhor no dia da apresentação subirá no pódio.

"Com exceção da Rússia e do Japão, que estão num nível acima de todo mundo, a gente pode nadar de igual para igual com qualquer dueto em Atenas. Espanha, Estados Unidos, Canadá são todos fortes, mas não estamos atrás de nenhum", conta Carolina.

Na prática, Carolina e Isabela não mostraram ainda que podem subir no pódio olímpico. No Mundial de Barcelona, no ano passado, ficaram na modesta 13ª posição e no Pré-Olímpico de Atenas, realizado em abril deste ano, melhoraram apenas uma colocação.

Mas para conseguir tal feito, Isabela - mais velha por cinco minutos - explica que elas precisam vencer a resistência que os árbitros têm em relação ao Brasil - sem tradição no esporte. "Se o juiz não conhece o país, não dá nota mesmo. Mas estamos mudando isso com nossos resultados".

Para alcançar a medalha, as brasileiras apostam no cancioneiro nacional. Assim como em Sydney, quando se apresentaram ao som de forró e xaxado, o dueto competirá em Atenas ao som do rap e do funk nacional.

"Serão duas coreografias em Atenas. Uma de 2min30, com elementos obrigatórios, terá trechos de Funk'n Lata e Marcelo D2. Já a rotina livre será ao som das músicas clássicas de Tchaikoviski e Mozart", explica Carolina.


  Quadro da modalidade
  País Total
  1º RUS 2 0 0 2
  2º JAP 0 2 0 2
  3º EUA 0 0 2 2
 4º BRA 0 0 0 0

 Resultados
O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova