UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 


Reuters
Bronze no Mundial de 2004, Honorato quer o topo do pódio em Atenas

O paulista Carlos Honorato é o mais vitorioso judoca brasileiro em atividade e é a grande esperança de medalha em Atenas. Prata nos Jogos de Sydney e bronze no Mundial-2003, Honorato passou por um período difícil depois da última Olimpíada, quando ganhou peso, mudou de categoria e ficou por dois anos fora da seleção brasileira.

De volta ao peso médio, Honorato não quer saber de outra medalha olímpica que não a de ouro. Aluno de Luis Shinohara, um dos principais mestres do judô brasileiro, Carlos Honorato vai para sua segunda Olimpíada - a terceira se for considerada sua participação como reserva em Atlanta-1996.

Até chegar às competições importantes, Honorato precisou se apaixonar pelo judô. E, segundo o próprio atleta, não foi nada fácil. No começo, ele treinava apenas por ordem dos pais, que não queriam que o menino ficasse nas ruas da Vila Sônia, bairro da zona oeste de São Paulo.

O gosto pelos campeonatos surgiu por causa do prazer de ficar um tempo longe do controle dos pais: entre um ippon e outro, Honorato aproveitava para bagunçar e curtir a "zueira" de estar entre os amigos e colegas da mesma idade. Aos 16 anos, o judoca percebeu que poderia levar o esporte mais a sério e chegar até o topo.

Além do vice-campeonato olímpico e do bronze no Mundial, Honorato tem outras conquistas importantes, como o bronze no Pan-Americano de Santo Domingo em 2003 e o título no Pan-Americano de Judô adulto de 1994, no Chile -quando o judoca tinha apenas 20 anos. O brasileiro venceu essa mesma competição também em 2003 e em 2004 -quando ganhou também na categoria absoluto, enfrentando com seus 90 quilos judocas de até 140 quilos.


  Quadro da modalidade
  País Total
  1º JAP 8 2 0 10
  2º CHN 1 1 3 5
  3º COR 1 1 1 3
 16º BRA 0 0 2 2

 Resultados
  TV UOL Olimpíadas
Judocas que ganharam bronze estão de volta ao Brasil depois de conquista
Mulheres do judô adiam sonho de medalha olímpica
Veja entrevista com meio-pesado Carlos Honarato
O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Calendário

 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova