Topo

Pergunta pro Jokura

Se o Isaquias rema só de um lado, como a canoa segue reta?

08/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se o Isaquias rema só de um lado, como a canoa segue reta?
Pergunta de Alexandre Spissoto, de São Paulo (SP)

Você de novo por aqui, caro paulistano? Excelente pergunta para fechar o ciclo olímpico desta coluna - que venha Paris 2024. Allez!

Sobre nosso amado, idolatrado e arretado medalhista de ouro na canoagem C1 1000 m, a canoa não virou - nem desvia - por pura técnica de remada. Ao contrário do que imaginava ao procurar essa resposta, a embarcação não tem leme para o Isaquias controlar com os pés nem nada parecido.

Manter a canoa em linha reta só é possível graças a uma técnica conhecida como J-Stroke (remada em J). O nome se dá pelo desenho da remada na água - como se formasse a letra jota. No final do movimento, o atleta empurra o remo para longe da lateral da canoa antes de retirá-lo da água.

Se a explicação escrita não ficou tão clara, o vídeo acima mostra a técnica de remada do próprio Isaquias e também a do alemão Sebastian Brendel, que tirou o ouro do brasileiro na Rio 2016 - mas que em Tóquio 2021 foi bronze na canoa dupla (C2 1000 m) e não foi nem para a final do C1 1000 m:

Com essa curiosidade dourada, depois de uma maratona de 20 dias, me despeço desta coluna em parceria com o UOL Esporte - para quem ficar com saudade, estou semanalmente em UOL Tilt. Sayonara, Tóquio 2020.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários.