Topo

Pergunta pro Jokura

Existem mais modalidades olímpicas com bola ou com rede?

Julio César Guimarães/COB
Imagem: Julio César Guimarães/COB

05/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Existem mais modalidades olímpicas com bola ou com rede?
Pergunta de Marcelo Trivelato, de São Paulo (SP)

Caiu na rede é peixe - e a bola dá de goleada, caro paulistano. Analisamos as 46 modalidades de Tóquio 2020 e o resultado é 18 x 11 para os esportes que têm a bola como um dos elementos que fazem parte da competição - é importante destacar que não contabilizamos redes de proteção, como as do lançamento de martelo, por exemplo.

A modalidade que mais desequilibra a disputa em favor das esferas (peço perdão à bola oval do rugby sevens) é o atletismo. Um 4x0 em que a bola aparece três vezes no arremesso de peso (na prova específica, no decatlo e no heptatlo) e uma vez no lançamento de martelo.

A bola também leva vantagem em outras quatro modalidades em que ela faz parte do jogo mas a rede não: beisebol/softbol, ginástica rítmica, golfe, e o já citado rugby sevens. Para não deixar a peteca da rede cair, o badminton é o único esporte olímpico em que ela está presente sem uma bola na disputa.

Mas a parceria é a regra. São dez modalidades em que bola e rede não se desgrudam: basquete, basquete 3x3, futebol, handebol, hóquei sobre grama, pólo aquático, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários.