Quais foram os duelos mais longos da história olímpica?

Quais foram os duelos mais longos da história olímpica?
Pergunta de Thaís Guin, de São Paulo (SP)
Tava de olho no Brasil x França do vôlei masculino, né? história do vôlei olímpico, com 249 pontos disputados. E o jogo mais longo do vôlei olímpico feminino também foi do Brasil e disputado em Tóquio 2020. Em 27 de julho, batemos a República Dominicana por 3x2 em 2h26.
Mas isso é fichinha perto de dois jogos de tênis olímpicos que desafiaram a resistência dos duelantes. No primeiro, em Antuérpia 1920, o britânico Gordon Lowe venceu o grego Augustos Zerlendis por 3x2 num jogo que teria durado 6 horas (não houve cronometragem oficial, apenas registros em alguns jornais da época). Como ainda não existia tie break (desempate obrigatório no 13º game de cada set), o primeiro set acabou em 14x12 e o jogo teve 76 games ao todo.
O segundo "jogão" do tênis olímpico aconteceu na primeira rodada do torneio em Barcelona 1992: o alemão Boris Becker venceu o norueguês Christian Ruud por 3x2 em 5h53. Mas depois que as disputas deixaram de acontecer em melhor de 5 sets para melhor de 3 sets (quem vence dois, leva), o jogo mais longo durou 3h57 entre o francês Jo-Wilfried Tsonga e o canadense Milos Raonic, em Londres 2012. Como o 3º set nos jogos olímpicos também não tinha tie break, o placar foi 25x23 a favor de Tsonga - a partida teve 66 games.
Mas nenhuma dessas batalhas épicas se compara a uma das finais da luta greco-romana dos jogos de Estocolmo 1912, entre o estoniano (competindo pela Rússia) Martin Klein e o finlandês Alfred Asikainen, que durou 11h40 - luta mais longa de todos os tempos na modalidade até hoje. O duelo foi tão desgastante que o vencedor Martin não deu conta de disputar a final no dia seguinte, abrindo caminho para o ouro do sueco Claes Johansson.
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.