Topo

Pergunta pro Jokura

Quem foi o primeiro medalhista olímpico?

O primeiro campeão olímpico da era moderna não levou ouro, mas prata... - Reprodução
O primeiro campeão olímpico da era moderna não levou ouro, mas prata... Imagem: Reprodução

24/07/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem foi o primeiro medalhista olímpico?
Pergunta de Felipe Simões, de São Paulo (SP)

A honra é do americano James Brendan Connolly, campeão do salto triplo em Atenas 1896. Só que ele não levou o ouro: na primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna, os primeiros colocados de cada modalidade eram premiados com uma medalha de prata e uma ramo de oliveira.

Medalha olímpica de Atenas 1896 - Getty Images - Getty Images
Essa era a medalha (de prata!) dada aos campeões olímpicos em Atenas 1896.
Imagem: Getty Images

E o saltador não parou por aí: ficou em segundo lugar na salto em altura, faturando um ramo de louro e uma medalha de cobre, e em terceiro no salto em distância, sem premiação à época.

Medalha da Olimpíada de Saint Louis, em 1904 - COI - COI
St. Louis 1904 estreou as medalhas de ouro olímpicas - à época maciças – mas essa da foto era de bronze...
Imagem: COI

Como nos jogos de Paris 1900 os competidores mais bem colocados recebiam taças ou troféus, os primeiros medalhistas de ouro só deram as caras em St. Louis 1904, provavelmente na ginástica - só não encontrei registros históricos que indiquem quem faturou o ouro primeiro. O evento estreou a tradição, que dura até hoje, de premiar os três primeiros colocados em cada modalidade com medalhas de ouro, prata e bronze.

Na ocasião, o Comitê Olímpico Internacional fez uma reparação histórica imediata, premiando os campeões, vices e terceiros lugares das duas edições anteriores dos jogos com as medalhas que deveriam receber se competissem sob os novos moldes de premiação - e Connolly deve ter recebido, finalmente, sua merecida trinca de ouro, prata e bronze conquistadas em 1896.

E foi só em Roma 1960 que os campeões olímpicos - bem como os demais premiados no pódio - passaram a receber as medalhas ao redor do pescoço. Até então, as condecorações não vinham atreladas a cordões ou fitas para pendurar.

Voltando ao primeiro medalhista, seu nome guarda uma relação desagradável com o evento mais trágico da história olímpica: era no número 31 da Connollystraße, rua da vila olímpica de Berlim 1972 batizada em homenagem a James Brendan Connolly, que ficava o alojamento da delegação israelense invadido por terroristas no Massacre de Munique, que terminou com 17 mortos entre atletas, técnicos, árbitros, invasores e policiais. Dias de glória, dias de luto...

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários.