Topo

Olhar Olímpico

Bolsonaro convida atletas olímpicos a visitá-lo, mas quorum deve ser baixo

Jair Bolsonaro com o medalhista olímpico Abner Teixeira - Clauber Cleber Caetano/PR
Jair Bolsonaro com o medalhista olímpico Abner Teixeira Imagem: Clauber Cleber Caetano/PR

04/09/2021 04h00

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve receber, na semana que vem, em Brasília, atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O convite foi feito ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) pela Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR), que foi avisada que a data escolhida, quinta-feira (9), não deve permitir a presença de um número considerável de atletas e que a tendência é que o evento seja esvaziado. Mesmo assim, manteve os planos.

Bolsonaro não teve nenhum encontro com os olímpicos brasileiros antes da viagem a Tóquio, encerrando uma tradição de anos de o presidente pessoalmente desejar boa sorte à delegação que iria representar o Brasil. Durante os Jogos, ele também não parabenizou nenhum atleta pelos resultados conquistados na Olimpíada, exceto um vídeo de apoio a Maurício Souza, do vôlei, que é bolsonarista ferrenho. O presidente inclusive depois recebeu-o para um café da manhã.

Mas só quase um mês depois do fim dos Jogos Olímpicos é que a Secretaria Especial do Esporte conseguiu um tempo na agenda de Bolsonaro para que ele recebesse a delegação na próxima quinta-feira, às 16h30. O desafio será reunir um número maior de atletas dos que os que visitaram João Doria (PSDB), atualmente adversário político de Bolsonaro, na última segunda.

Antes de Doria e Bolsonaro, outros políticos importantes do xadrez da eleição presidencial já haviam homenageado atletas. O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) recebeu os medalhistas gaúchos Daniel Cargnin e Mayra Aguiar já em 4 de agosto. No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) homenageou atletas como Rebeca Andrade no dia 20 de agosto.

Bolsonaro até esteve com atletas olímpicos na última terça-feira (31), mas em evento militar, no Rio, quando foram entregues medalhas de Mérito Militar a diversos atletas, especialmente olímpico, que fazem parte do programa de alto-rendimento das Forças Armadas. O presidente colocou a medalha militar no peito dos medalhistas olímpicos presentes, como Hebert Conceição e Ana Marcela Cunha.

A presença do presidente, porém, teve pouca repercussão nas redes sociais dos atletas. Mesmo os que posaram para fotos ao lado de Bolsonaro não as compartilharam — Laila Ferrer e Guilherme Toldo foram exceções. Sequer o presidente fez alusão ao encontro nas suas ativas redes sociais.

Nos bastidores, o sentimento é de que não é bom para a imagem desses esportistas aparecerem com o presidente. Por isso, a expectativa é de baixa adesão ao evento de quinta-feira, mesmo como COB pagando viagem, alimentação e, se necessário, hospedagem dos atletas em Brasília.