Topo

Olhar Olímpico

Hotel que recebe atletas brasileiros no Japão tem 5 casos de covid

Judoca Eduardo Katsuhiro Barbosa em seu primeiro treino em Tóquio - Gaspar Nóbrega/COB
Judoca Eduardo Katsuhiro Barbosa em seu primeiro treino em Tóquio Imagem: Gaspar Nóbrega/COB

13/07/2021 07h40

Um hotel onde estão hospedados atletas brasileiros em Hamamatsu, principal base de treinamento do Time Brasil no Japão antes da Olimpíada de Tóquio, teve cinco casos de funcionários que testaram positivo para a covid antes da entrada da equipe nacional. A situação preocupa o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que revelou a situação hoje (13) durante entrevista coletiva e disse que redobrou as atenções no local.

"Cinco funcionários testaram positivo antes da chegada no hotel. A gente tem conversado diariamente com a cidade, eles estão falando o que estão adotando de medidas para a gente minimizar o risco. A cidade está sendo muito parceira. Estão relatando diariamente os resultados de testagem dos funcionários. Hoje não teve nenhum caso positivo", explicou a médica Ana Carolina Corte, que classificou o caso como "sensível".

"Esses funcionários não tiveram contato com a nossa delegação. Já foram isolados os contactantes próximos. Nossa delegação brasileira desde a chegada no hotel utiliza um elevador privativo, não usa área social do prédio, não tem contato nenhum com os funcionários do hotel", explicou a médica do COB.

Segundo ela, os atletas brasileiros hospedados neste hotel estão utilizando máscara N95, que é considerada mais segura, e receberam orientação para utilizarem álcool em gel "o tempo todo". "Tudo isso nos ajuda a entender, monitorar bem nossos atletas, fazer o possível pela segurança deles", continuou.

Pelo que explicou o COB, estão nesse hotel 15 atletas do judô, sendo seis participantes da Olimpíada e nove sparrings. Hoje (13) chega a Hamamatsu a equipe de tênis de mesa, mas esse time ficará hospedado em outro hotel.