UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 

  Mariana Ohata
Nome completo: Mariana Ohata

Data de nascimento: 26/10/1978

Local de nascimento: Brasília (DF)

Altura: 1,57 m

Peso: 50 kg

Residência: Brasília (DF)

Participações em Olimpíadas: Sydney-2000 e Atenas-2004

Campanha em Atenas: 37ª colocada

Principais conquistas: vice-campeã da etapa de Madri da Copa do Mundo (2003)


"Pelo menos consegui levar a bandeira do Brasil até o fim"
Sydney não foi um bom palco para Mariana Ohata. Em sua primeira participação em Olimpíadas, a triatleta brasiliense acabou caindo da bicicleta e não concluiu a prova. Isso, no entanto, serviu de mais um estímulo para o desafio de Atenas.

Em sua segunda Olimpíada, Mariana fez questão de completar a prova. Apesar de ter chegado apenas em 37º, ela foi a única brasileira que não abandonou a prova, apesar de todo o cansaço e do calor. Ao atravessar a linha de chegada, a triatleta brasiliense desabou em lágrimas, pois sabia que tinha se superado.

Aliás, a carreira da triatleta é marcada por desafios superados. Em 2002, Mariana foi notificada de que um de seus testes antidoping havia acusado resultado positivo. No processo, comprovou que os remédios manipulados que ingeria foram contaminados com uma substância proibida. Mesmo assim, recebeu uma suspensão de 60 dias. Afastou-se por um tempo do esporte, pensou em abandonar a carreira. Mas, com o apoio de amigos, família e patrocinadores, acabou desistindo da idéia.

Em 2003, voltou a competir partindo da estaca zero, sem expectativas. Em pouco tempo, deu a volta por cima e conquistou os melhores resultados de sua carreira. Chegou em segundo na etapa de Madri, tornando-se a primeira brasileira a subir em um pódio na Copa do Mundo. Com os bons resultados, fechou o ano em décimo lugar no ranking mundial, sua melhor colocação.

Filha de um ex-campeão mundial de natação (Milton Ohata), Mariana é reconhecida como uma das melhores nadadoras entre as triatletas no mundo.


  Como o UOL Esporte noticiou
 25/08/2004 -Apesar do 37º lugar, Mariana Ohata comemora resultado
 24/08/2004 -Triatletas fogem do jogo de equipe, mas competem mais unidas




O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova