UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 

  Cassius Duran
Nome completo: Cassius Ricardo Duran

Data de nascimento: 31/05/1979

Local de nascimento: São Paulo (SP)

Altura: 1,73 m

Peso: 70 kg

Residência: São Paulo (SP)

Clube: Pinheiros

Participações em Olimpíadas: Sydney-2000 e Atenas 2004

Campanha em Atenas: 24º na plataforma de 10 m

Principais conquistas: prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na plataforma


"Do 13º ao 33º é tudo a mesma coisa. Meu objetivo era a final e estava treinando para fazer pelo menos 40 pontos a mais, o que já seria suficiente para ir à semifinal"
Duran desistiu de competir na prova de trampolim de 3 m para se preservar para a sua especialidade, a plataforma. Porém, o saltador, que ficou duas semanas parado por causa de uma contusão no abdômen, terminou apenas em 24º lugar e não atingiu o objetivo que era ficar entre os 12 melhores. "Errar acontece. Pena que foi justamente no salto de segurança, o primeiro. Pisei mal na ponta da plataforma e o movimento todo ficou comprometido", explicou.

No primeiro salto, o seu pior, o brasileiro conseguiu a nota 40,50 (de 100 possíveis). A melhor performance aconteceu no sexto salto da série, quando conseguiu 81 pontos. No total, Duran somou 387,75. Longe do onjetivo, Duran melhorou em relação a Sydney-2000, quando terminou em 28º.

"Para mim, qualquer colocação abaixo de 12º já não seria motivo para festa. Do 13º ao 33º é tudo a mesma coisa. Meu objetivo era a final e estava treinando para fazer pelo menos 40 pontos a mais, o que já seria suficiente para ir à semifinal e, de lá, buscar a vaga na final", comentou Duran.

Apaixonado por esportes desde criança, Cassius Duran iniciou sua vida de atleta praticando judô e natação no Clube Atlético Juventus. Por influência de um amigo que treinava a modalidade, ele brincava de fazer saltos na piscina do clube, até o dia em que foi descoberto por um dos técnicos.

O garoto pegou gosto pelo esporte e, aos 12 anos, abandonou as outras modalidades para se dedicar somente aos saltos ornamentais. Ao longo de sua carreira, Cassius defendeu clubes tradicionais como Vasco e Pinheiros e conquistou mais de quarenta títulos nacionais, além de sete sul-americanos.

O saltador fez sua estréia em Pans em Winnipeg-1999, quando acabou em 8º lugar no trampolim de 3 m. No ano seguinte, disputou a primeira Olimpíada, obtendo a 14ª colocação no trampolim como melhor resultado. Nervoso, não conseguiu um bom desempenho na plataforma de 10 m, sua especialidade, ficando em 28º.

Em 2003, depois de um desempenho modesto no Mundial de Barcelona (18ª colocação na plataforma), Cassius alcançou a maior vitória de sua carreira: a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, ganhando motivação e confiança para sua segunda aparição olímpica.



  Como o UOL Esporte noticiou
 27/08/2004 -Brasileiros ficam fora das semifinais da plataforma de 10 m
 26/08/2004 -Brasil tem dois representantes na disputa da plataforma de 10 m
 22/08/2004 -Duran usa a 'razão' e não compete no trampolim de 3 m
 18/08/2004 -Cassius Duran decide no sábado se vai competir no trampolim




  Quadro da modalidade
  País Total
  1º CHN 6 2 1 9
  2º AUS 1 1 4 6
  3º GRE 1 0 0 1
 8º BRA 0 0 0 0

 Resultados
  TV UOL Olimpíadas
Saltadores do Brasil tentam sacramentar a evolução
Cobrança não abala saltadores brasileiros nas Olimpíadas de Atenas
O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova