UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 

  Danielle Zangrando
Nome completo: Danielle Zangrando

Data de nascimento: 25/07/1979

Local de nascimento: São Paulo (SP)

Altura: 1,63 m

Peso: 57 kg

Residência: Santos (SP)

Clube: Academia Rogério Sampaio, em parceria com o São Paulo F.C.

Categoria: leve

Participações em Olimpíadas: Atlanta-1996 e Atenas-2004

Campanha em Atenas: eliminada na repescagem

Principais conquistas: bronze no Mundial em 1995, no Japão


"Contra a holandesa (Deborah Gravenstijn), não tem contestação. Fiquei chateada com a outra derrota (para a italiana Cinzia Cavazzuti), porque sabia que tinha chances de chegar ao bronze e fiquei bem decepcionada"
Danielle é a primeira brasileira a conquistar uma medalha na história do Mundial. A façanha foi alcançada em 1995, no Japão, quando foi bronze com apenas 16 anos. Mas não foi em Atenas que quebrou o tabu "machista" que envolve o judô nacional. As mulheres continuaram sem subir ao pódio olímpico.

Como conseqüência de seu primeiro feito, a leve ganhou a vaga para estrear em Olimpíadas no ano seguinte, em Atlanta. Perdeu logo na primeira luta e avaliou que era nova demais.

A trajetória para chegar a esta, que é sua segunda Olimpíada, foi tortuosa. Em 2000, Daniele acreditava estar em suas melhores condições, mas acabou eliminada na seletiva olímpica. No ano seguinte, uma cirurgia para hérnia de disco a deixou perto da aposentadoria.

Inspirada na conquista do pentacampeonato brasileiro no futebol, especialmente na recuperação do atacante Ronaldo, que antes do título havia passado pelo drama de contusões e cirurgias no joelho direito, a atleta voltou a competir em 2002 e venceu a seletiva para a Grécia.

A continuação do tabu por pelo menos mais quatro anos Danielle creditou à arbitragem. Na repescagem, a paulistana vencia a italiana Cinzia Cavazzuti por um waza-ari (segunda maior pontuação) contra um yuko (terceira). Os juízes então puniram as duas por falta de combatividade, o que daria o triunfo a Danielle, mas reconsideraram logo na seqüência, retirando a penalidade da italiana, empatando o combate. A luta foi para a prorrogação por "golden score" (ganha o primeiro que pontuar), e a rival européia conseguiu um yuko.

"Quando percebi que a arbitragem mudaria a marcação, achei que retirariam minha punição também, o que daria a vitória para mim de qualquer maneira. Quando vi que retiraram só a dela, não entendi nada. Não fiquei descontrolada por não ter vencido, mas ela se beneficiou com a decisão. Partiu para cima para a aproveitar a chance que teve. Eu também parti para cima, porque sabia que era tudo ou nada", relatou.

Antes, Danielle estreara com vitória por ippon sobre a chinesa Yuxiang Liu. Depois, também por "nocaute", caiu diante da holandesa Deborah Gravenstijn.



  Como o UOL Esporte noticiou
 16/08/2004 -Italiana elimina Danielle Zangrando do torneio olímpico de judô
 16/08/2004 -Brasileira perde por ippon e mira o bronze na repescagem
 16/08/2004 -Danielle Zangrando é a 1ª brasileira a vencer no tatame de Atenas
 15/08/2003 -Depois de oito anos, Daniele Zangrando volta a brigar por medalha
 13/08/2003 -Técnico da seleção masculina analisa chaves do judô
 12/08/2003 -Brasileiros do judô conhecem adversários da estréia nos Jogos




  Quadro da modalidade
  País Total
  1º JAP 8 2 0 10
  2º CHN 1 1 3 5
  3º COR 1 1 1 3
 16º BRA 0 0 2 2

 Resultados
  TV UOL Olimpíadas
Judocas que ganharam bronze estão de volta ao Brasil depois de conquista
Mulheres do judô adiam sonho de medalha olímpica
Veja entrevista com meio-pesado Carlos Honarato
O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Calendário

 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova