UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 

  Maravilha
Nome completo: Marlisa Wahlbrink

Data de nascimento: 10/04/1973

Local de nascimento: Constantina (RS)

Altura: 1,72 m

Peso: 63 kg

Residência: Maravilha (SC)

Clube: -

Posição: goleira

Participações em Olimpíadas: Sydney-2000 e Atenas-2004

Campanha em Atenas: medalha de prata

Principais conquistas: prata em Atenas (2004), terceiro lugar no Mundial (1999) e bicampeã sul-americana (1998 e 2003)


"Quando cheguei a Porto Alegre, o Grêmio não me pagava. Tive de trabalhar como empregada doméstica por dois anos. Mas não guardo mágoa, foi muito digno"
A goleira Maravilha enfrenta um momento difícil: está sem clube há dois anos, desde que o Grêmio fechou o departamento de futebol feminino. As convocações para a seleção têm sido a única chance de manter ritmo de jogo. No restante do tempo, ela treina sozinha, em casa.

Com a camisa verde-amarela, Maravilha foi bronze no Mundial de 1999, como titular, e bicampeã do Sul-Americano (1998, como titular, e 2003, como reserva). Chegou a compôr o grupo que treinou para as Olimpíadas de Atlanta-1996, mas foi cortada às vésperas do evento. Foi a Sydney-2000, participando da conquista do quarto lugar. E finalmente subiu ao pódio olímpico em Atenas-2004, também como reserva.

O apelido Maravilha vem da cidade onde ela vive desde os três anos, em Santa Catarina. Foi lá que ela começou a jogar bola, primeiro para brincar com os irmãos. Em 1994, decidiu ir a Porto Alegre para fazer um teste no Cruzeiro e ali começou sua carreira, como atacante. Fora do peso e desacostumada a treinos fortes, a jogadora viu sua condição física cair e lembra que era sempre a última a ser escolhida nos coletivos. Determinada, pediu ao técnico para fazer um teste no gol. "Afinal, eu saí de casa para vencer na vida", argumentou. A partir dali passou a vestir a camisa número 1 da equipe.

Na carreira, Maravilha jogou também no Saad (SP), São Paulo, Palmeiras e teve uma passagem-relâmpago pelo Corinthians, onde ficou por apenas 14 dias e desistiu por não se adaptar ao método de trabalho do clube.

  Como o UOL Esporte noticiou
 26/08/2004 -Tudo sobre a campanha de prata da seleção feminina




  Quadro da modalidade
  País Total
  1º ARG 1 0 0 1
  1º EUA 1 0 0 1
  3º BRA 0 1 0 1
  3º PAR 0 1 0 1

 Resultados
  TV UOL Olimpíadas
Kátia Cilene comenta a prata da seleção feminina
O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Tabela masculina

 Tabela feminina

 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova