UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 

  Marlene Teixeira
Nome completo: Marlene Teixeira dos Santos Fortunato

Data de nascimento: 08/01/1970

Local de nascimento: Parapuã (SP)

Altura: 1,55 m

Peso: 48 kg

Residência: Parapuã (SP)

Clube: Unoeste/Brasil Telecom

Prova: maratona

Participações em Olimpíadas: Atenas-2004

Principais conquistas: terceiro lugar na Maratona de São Paulo (2001) e segundo na maratona de Miami (2004)


Marlene começou a correr apenas com 19 anos. Foi obter o primeiro patrocínio somente aos 28. E subiu ao pódio de uma prova relevante aos 31
A história de vida e o desempenho das duas maratonistas brasileiras em Atenas se assemelham. Tanto Marlene Teixeira como Márcia Narloch abandonaram a prova na Grécia entre os 15º e 20º kms, vencidas pela fadiga e pelo forte calor.

A vencedora foi a japonesa Mizuki Noguchi, com o tempo de 2h26min20s, apenas 12 segundos à frente da queniana Catherine Ndereba e com um minuto de vantagem sobre a norte-americana Deena Kastor. A decepção ficou por conta da recordista mundial, a inglesa Paula Radcliffe, que parou faltando 10 km para o fim, aos prantos. Justificou apenas que não conseguia mais continuar.

Para atingir o sucesso no atletismo, as fundistas enfrentaram muitas dificuldades socioeconômicas. Ambas precisaram trabalhar desde criança, para ajudar a família -a catarinense Márcia numa tapeçaria de Florianópolis, e a paulista Marlene na roça.

A bóia-fria dedicou-se exclusivamente às colheitas de café e algodão na região de Presidente Prudente até os 18 anos. A partir daí, teve de cuidar também da filha recém-nascida. A corrida só passou a fazer parte de sua rotina no ano seguinte e permaneceu como hobby por uma década.

Foi só aos 28 anos que conseguiu o primeiro patrocínio, entrando para a Unoeste. Os resultados mais importantes vieram três anos depois, com a terceira colocação na Maratona Internacional de São Paulo-2001. O índice olímpico foi obtido na maratona de Nagoya, em 2003, com o tempo de 2h35min13s. No ano olímpico, conquistou a prata na maratona de Miami.


  Como o UOL Esporte noticiou
 22/08/2004 -Japão fatura bicampeonato na maratona feminina




  Quadro da modalidade
  País Total
  1º EUA 8 12 5 25
  2º RUS 6 7 7 20
  3º GBR 3 0 1 4
 35º BRA 0 0 1 1

 Resultados
Veja também
 A 'rica' Isinbayeva

O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Evolução dos tempos

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova