UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 

  Márcio Simão
Nome completo: Márcio Simão de Souza

Data de nascimento: 24/01/1975

Local de nascimento: Santo André (SP)

Altura: 1,80 m

Peso: 72 kg

Residência: São Paulo (SP)

Clube: Unoeste

Prova: 110 m com barreiras

Participações em Olimpíadas: Sydney-2000 e Atenas-2004

Campanha em Atenas: 19º, eliminado na 2ª rodada

Principais conquistas: campeão ibero-americano (2000), bronze no Pan de Santo Domingo (2003), quinto colocado no Mundial de Paris (2003)


"Tirei um elefante das costas quando me classifiquei para a segunda fase"
Veterano da equipe de barreiristas do Brasil, Márcio Simão de Souza é dono também da marca mais expressiva do país na modalidade: em feito inédito, o atleta classificou-se para a final do Mundial de Paris, em 2003. Quinto colocado naquela prova, Márcio não conseguiu repetir o bom desempenho nas Olimpíadas.

O barreirista ficou em 19º e não conseguiu se classificar para a semifinal (leia mais) da prova. Márcio, no entanto, se disse satisfeito em ter conseguido fazer um bom tempo (13s43) na primeira fase.

Nos treinos, os colegas preferem chamar Márcio de "PD". O apelido, explica o próprio atleta, vem dos tempos em que ele usava cabelo estilo "black power". "Era uma 'carapaça' quase à prova d'água, não molhava nada quando eu ia nadar", conta. De "prova d'água" veio o apelido.

Para chegar à Olímpíada, o caminho de Márcio foi o mais duro de todos os atletas da delegação brasileira. Quatro brasileiros confirmaram índice nos 110 m com barreiras, mas o COI só permite a inscrição de três compatriotas por prova.

O primeiro revés foi ver seu recorde sul-americano, marcado em 1999, ser superado pelo colega Redelén dos Santos. Até aí, as vagas ainda estavam indefinidas. A grande derrota veio em junho: Márcio foi mal no primeiro desempate, o Troféu Brasil de atletismo, que dava duas vagas para os atletas com índice, e só conseguiu garantir a passagem em 11 de julho por ter conseguido melhor tempo que Anselmo Gomes, seu adversário direto.

  Como o UOL Esporte noticiou
 15/05/2004 -Márcio Simão vai mal e não consegue vaga nas semifinais
 15/05/2004 -Contusão tira Redelen dos 110 m com barreiras; brasileiros avançam






  Quadro da modalidade
  País Total
  1º EUA 8 12 5 25
  2º RUS 6 7 7 20
  3º GBR 3 0 1 4
 35º BRA 0 0 1 1

 Resultados
Veja também
 A 'rica' Isinbayeva

O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Evolução dos tempos

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova