UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 

  Márcia Narloch
Nome completo: Márcia Narloch

Data de nascimento: 28/03/1969

Local de nascimento: Joinville (SC)

Altura: 1,53 m

Peso: 42 kg

Residência: Rio de Janeiro (RJ)

Clube: Unoeste/Brasil Telecom

Prova: maratona

Participações em Olimpíadas: Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004

Principais conquistas: bicampeã da Maratona de São Paulo (1999 e 2000), ouro no Pan de Santo Domingo (2003)


"Quando comecei a forçar para chegar perto do primeiro pelotão, senti dores na coxa direita e não consegui continuar"
Márcia Narloch adotou a tática de se manter no segundo pelotão até pouco antes da metade da prova, quando tentaria chegar às líderes, mas a fadiga muscular a impediu de continuar antes de completar 20 dos 42 km. No mesmo trecho, a outra brasileira na prova mais desgastante dos Jogos Olímpicos, Marlene Teixeira, abandonou, sentindo os efeitos do calor.

O Japão conquistou o bicampeonato olímpico, com Mizuki Noguchi (2h26min20s). A queniana Catherine Ndereba ficou em segundo (2h26min32s), seguida da norte-americana Deena Kastor (2h27min20). A grande decepção foi a inglesa Paula Radcliffe, que bateu o recorde mundial duas vezes seguidas, mas, em Atenas, parou faltando 10 km para o fim, aos prantos. Justificou apenas que não conseguia mais continuar.

Para chegar a sua terceira Olimpíada e se tornar a maratonista brasileira mais respeitada da atualidade, Márcia chegou a passar fome. Quando criança, a catarinense deixou Joinville para ir ajudar sua irmã, que tivera filho, em Florianópolis. Enquanto estudava, completava a renda da casa trabalhando numa tapeçaria.

Foi descoberta fazendo cooper de fim de semana, aos 13 anos. Passou a integrar a equipe da Universidade Federal de Santa Catarina. Aos 18 anos, já especializada em provas de longa distância, foi para o Rio de Janeiro, onde mora desde então.

Somente tornou-se conhecida nacionalmente ao vencer por duas vezes consecutivas a Maratona Internacional de São Paulo, em 1999 e 2000. No ano seguinte, foi a brasileira mais bem classificada na São Silvestre. As maiores conquistas vieram em 2003, com o índice para Atenas na maratona de Hamburgo e o ouro no Pan-Americano de Santo Domingo.


  Como o UOL Esporte noticiou
 22/08/2004 -Japão fatura bicampeonato na maratona feminina




  Quadro da modalidade
  País Total
  1º EUA 8 12 5 25
  2º RUS 6 7 7 20
  3º GBR 3 0 1 4
 35º BRA 0 0 1 1

 Resultados
Veja também
 A 'rica' Isinbayeva

O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Evolução dos tempos

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova