UOL Olimpíadas
BUSCA




RECEBA O BOLETIM
UOL ESPORTE
 

  Anderson dos Santos
Nome completo: Anderson Jorge Oliveira dos Santos

Data de nascimento: 23/04/1972

Local de nascimento: Além Paraíba (MG)

Altura: 1,86 m

Peso: 69 kg

Residência: Presidente Prudente (SP)

Clube: Unoeste/Brasil Telecom

Prova: 400 m

Participações em Olimpíadas: Atenas-2004

Campanha em Atenas:56º, eliminado na primeira rodada

Principais conquistas: prata no 4x400 m no Pan de Winnipeg-1999


"Eu gostava de jogar peladas. Só comecei no atletismo velho, quando já tinha deixado a escola"
Único representante brasileiro nos 400 m rasos, Anderson dos Santos se despediu das Olimpíadas logo em sua primeira corrida. Na tentativa de uma vaga nas semifinais, o mineiro fez o 57º tempo entre 62 velocistas -sendo que um nem largou e outro nem cruzou a linha de chegada. O velocista terminou em último lugar em sua bateria, com o tempo de 48s77.

Com 32 anos, Anderson dos Santos já deveria ser considerado um veterano no atletismo. O mineiro de Além Paraíba, no entanto, só começou no esporte "depois de velho", como ele mesmo define: com 19 anos, Anderson aceitou os insistentes convites de um ex-professor do colegial e passou a treinar provas de velocidade.

Antes do atletismo, Anderson fez de tudo: trabalhou como faxineiro e datilógrafo em um jornal de sua cidade, fabricou e vendeu sorvetes, fez entregas, vendeu material de construções, imóveis, trabalhou com contabilidade... Viver do esporte, só aos 25 anos, quando foi contratado pela equipe do Arpoador e foi treinar nos Estados Unidos.

Uma contusão logo no início da estadia em San Diego deixou o atleta de fora das provas por mais de seis meses. O pior: em um período de poucas semanas, Anderson perdeu o pai e o contrato com o Arpoador. Sobrevivendo de doações dos amigos, o atleta deu a volta por cima ao conseguir o índice para o Pan-Americano de Winnipeg.

O objetivo de Anderson em Atenas era reproduzir a boa fase que viveu em 1999, quando foi semifinalista do Mundial de Sevilha na prova dos 400 m rasos e ganhou a prata no Pan-Americano com a equipe do revezamento 4x400 m. O plano, apesar da idade, foi adiado para Pequim-2008.

  Como o UOL Esporte noticiou
 20/08/2004 -Anderson é eliminado na estréia dos 400 m rasos






  Quadro da modalidade
  País Total
  1º EUA 8 12 5 25
  2º RUS 6 7 7 20
  3º GBR 3 0 1 4
 35º BRA 0 0 1 1

 Resultados
Veja também
 A 'rica' Isinbayeva

O Esporte
 Regras

 Glossário

Competição
 Resultados

 Locais de competição
Brasil
 Histórico

 Estrela

 Brasileiros



História
 Modalidade

 Curiosidades

 Evolução dos tempos

 Destaques

 Quadro de medalhas

 Medalhas por prova