Vale ouro!

10 atletas que colocaram medalhas olímpicas à venda

Talvez, por conta do título dessa matéria, você esteja se perguntando: "Caramba, tanta gente assim já colocou medalha olímpica à venda"? Sim, e isso apenas levando em conta os relatos que se tornaram públicos. A grande parte dos casos, porém, carrega justificativas totalmente compreensíveis. Confira:

Wladimir Klitschko

A medalha de ouro conquistada pelo boxeador ucraniano em 1996, nos Jogos de Atlanta, foi leiloada 16 anos depois, em 2012. O milhão de dólares arrecadado foi usado em prol das crianças de seus país, e o misterioso dono do lance acabou ainda devolvendo a medalha ao atleta.
Reuters

Claudia Pastor

Ao lado de Hortência, Paula e cia, Claudia Pastor fez parte do grande time de basquete feminino que foi prata em Atlanta. Ela vendeu a medalha por R$ 35 mil e o dinheiro foi usado para ajudar na cirurgia de seu filho, que tinha tumor no hipotálamo, região do cérebro. Hoje, ele está curado.
Divulgação

Anthony Ervin

O nadador americano campeão dos 50 metros livre em Sydney (2000) vendeu sua medalha de ouro no eBay por U$ 17.101 e doou todo dinheiro aos sobreviventes do tsunami de 2004 no Oceano Índico.
Nick Wilson /Getty Images

Otylia Jedrzejczak

Ouro nos 200 metros borboleta em Atenas (2004), a nadadora polonesa havia prometido antes mesmo de ir à água que venderia a medalha dourada caso conquistasse alguma, e assim fez. Arrecadou U$ 80 mil que foram doados para ajudar crianças com leucemia em seu país.
Al Bello/Getty Images

Mark Wells

Campeão de hóquei no gelo com o time americano nos Jogos de Inverno de Lake Placid, Mark Wells vendeu a medalha através de uma casa de leilões por U$ 310.700. O dinheiro foi usado para pagar o tratamento de uma rara doença genética que danificou sua medula espinhal.
Robert Riger/Getty Images

Mark Pavelich

Companheiro de Mark Wells no time de hóquei em 1980, Pavelich vendeu a medalha de ouro por U$ 262.900 em um leilão ocorrido em 2014. Ele não deu muitos detalhes do motivo, mas disse em entrevista que seria para ajuda a filha: "Quero que ela dê um passo à frente na vida".
Bruce Bennett Studios via Getty Images Studios/Getty Images

Piotr Malachowski

O polonês que foi prata no lançamento de disco nos Jogos do Rio, em 2016, anunciou no Facebook que estava vendendo a sua medalha para ajudar uma criança que sofria de um raro tipo de câncer no olho. Os U$ 84 mil arrecadados foram usados na cirurgia do menino.
Reuters

Gela Ketashvili

Zagueiro da União Soviética na conquista do ouro nos Jogos de Seoul de 1988, em decisão contra o Brasil de Romário, Gela deu sua medalha para ajudar o exército de seu país, a Georgia, durante uma guerra. "Quando quis saber o que tinha acontecido, disseram que ela tinha desaparecido", lamentou.
Arquivo/Folha Imagem

Tommie Smith

O americano que venceu a prova dos 200 metros rasos nas Olimpíadas de 1968, no México, colocou sua medalha à venda em duas oportunidades: em 2000, por U$ 500 mil, e em 2010, por U$ 250 mil. Não há relatos de que a peça tenha sido vendida, e o motivo seria financiar um instituto para crianças.
John Dominis

Amaral

Bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, o ex-jogador de futebol Amaral revelou ao UOL que vendeu sua medalha por mais de R$ 20 mil. O ex-palmeirense afirmou não ser um cara apegado e disse que, quando quiser recordar, contenta-se com a foto.
Folha Imagem/Arquivo
Publicado em 01 de agosto de 2021.