Não está sendo fácil...

Favoritos que já decepcionaram nas Olimpíadas de Tóquio

Por Bernardo Gentile

A medalha de ouro nas Olimpíadas é o ápice da carreira da maioria dos atletas. Outros, já consagrados, no entanto, chegam aos Jogos com a responsabilidade de comprovar o favoritismo. Mas nem sempre isso acontece.
Jonne Roriz/COB
O UOL Esporte separou as maiores zebras de Tóquio 2021 até aqui. Muitos favoritos tiveram que se contentar com outra cor de medalha ou nem chegaram a disputá-las. Novos tempos?
giphy.com

Simone Biles

A ginasta era a atleta mais esperada dos Jogos, mas sentiu a pressão desse cenário e já se retirou de algumas finais para preservar sua saúde mental. Decisão corajosa que merece todo apoio. Não é caso de decepção, mas de tristeza por não vê-la se apresentar.
Mustafa Yalcin/Anadolu Agency via Getty Images

Teddy Riner

A lenda do judô tentava recuperar a melhor forma após passar por uma cirurgia no joelho. Um dos favoritos, ele foi derrotado pelo russo Bashaev e ficou sem chance do ouro. Mas peraí, ele conquistou o bronze individual e fez pódio por equipe. Vai para casa felizão.
REUTERS/Annegret Hilse

Stephanie Gilmore

Lenda do surfe feminino, Stephanie Gilmore foi oito vezes campeã mundial e chegou à primeira Olimpíada da modalidade como favorita, mas caiu nas oitavas de final.
REUTERS

John John Florence

O mesmo aconteceu com o norte-americano no masculino. Claro que os brasileiros eram ainda mais favoritos, mas John John Florence certamente brigaria por medalhas mesmo voltando de lesão. No entanto, caiu para o compatriota Kolohe Andino nas oitavas.
OLIVIER MORIN/AFP

Gabriel Medina

Bicampeão mundial (2014 e 2018) e líder do ranking da WSL (World Surf League), o paulista perdeu o bronze para o australiano Owen Wrigh, depois de uma polêmica disputa, nas semifinais, com o japonês Kanoa Igarashi, que ficou com a prata.
Lisi Niesner/Reuters

Novak Djokovic

O sérvio era o principal candidato à medalha de ouro. Atual campeão do Australian Open, de Roland Garros e Wimbledon, ele, no entanto, caiu na semifinal para o alemão Alexander Zverev. Zebraça!
Mike Segar/Reuters

Naomi Osaka

Com a conquista de quatro Grand Slams no currículo e segunda colocada no ranking mundial de tênis, a japonesa chegou como uma das favoritas nestas Olimpíadas. Mas foi eliminada nas oitavas de final após perder para a tcheca Marketa Vondrousova, número 42 do ranking.
David Ramos / Equipa

Ashleigh Barty

A tenista que lidera o ranking mundial e que foi campeã em Wimbledon era a cabeça de chave número 1 do torneio olímpico. A australiana, porém, caiu na primeira rodada.
Clive Brunskill/Getty Images

Letícia Bufoni

Atual campeã do X-Games, a brasileira era forte candidata a levar ao menos uma medalha, mas ficou fora da final do skate street feminino.
LUCY NICHOLSON/REUTERS

Pâmela Rosa

O mesmo aconteceu com Pâmela Rosa, seis vezes campeã mundial. Ela sofreu algumas quedas e não conseguiu nota para chegar à final. Depois, revelou ter competido lesionada.
REUTERS/Toby Melville

Nyjah Huston

No skate street masculino, a zebra ficou por conta do americano. Nyjah Huston é quatro vezes campeão mundial e atleta mais bem pago da história do esporte, mas ficou apenas em sétimo em Tóquio.
REUTERS/Toby Melville

Kohei Uchimura

O ginasta japonês é dono de sete medalhas olímpicas: quatro ouros e três pratas, além de ter sido 21 vezes campeão mundial. Em casa, porém, ele cometeu um raro erro e caiu, perdendo qualquer chance de ir à final.
BSR Agency/Getty Images

Nino Schurter

Pódio nas três últimas edições olímpicas - ouro (Rio-2016), prata (Londres-2012) e bronze (Pequim-2008) - e sete vezes campeão da Copa do Mundo, o ciclista suíço teve de se contentar com a quarta colocação na prova em Tóquio.
Michael Steele/Getty Images

Jade Jones

A bicampeã olímpica de taekwondo (Londres-2012 e Rio-2016) caiu na busca pelo tricampeonato olímpico para Kimia Alizadeh, iraniana que disputa os Jogos sob a bandeira dos refugiados nas oitavas de final.
Maja Hitij/Getty Images
Publicado em 31 de julho de 2021.