Representatividade nas Olimpíadas

Atletas brasileiros assumidamente homossexuais em Tóquio

Por Do UOL, em São Paulo

As Olímpiadas de Tóquio já batem recorde no quesito diversidade. Ao menos 163 atletas no Japão são declaradamente homossexuais, segundo levantamento do Outsports, site de notícias esportivas com foco em questões LGBTQIA+. O número é o maior na comparação com as edições anteriores, do Rio-2016 (56) e Londres-2012 (23). O Brasil tem 14 representantes nessa lista.
A sigla LGBTQIA+ se refere a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo e assexuais.
giphy.com

Douglas Souza - vôlei

O ponteiro ganhou notoriedade nos últimos dias ao postar nos stories do Instagram cenas de treinamentos da seleção e bastidores da Vila Olímpica, em Tóquio. O atleta de 25 anos é o único homem entre os brasileiros assumidamente gays nas Olimpíadas.
Reprodução/Instagram @douglasouza

E eu espero inclusive que apareçam muitos outros [atletas], porque a gente precisa levantar essa bandeira em prol da igualdade e do respeito."

Douglas Souza,
em entrevista ao UOL

Ana Carolina - vôlei

Outra jogadora de vôlei na lista, a central da seleção brasileira costuma publicar declarações de amor e fotos ao lado da namorada, Anne Bijus, nas redes sociais. As duas jogam juntas no Praia Clube.
Reprodução/Instagram @carolana15

Carol Gattaz - vôlei

Em entrevista ao UOL, em 2016, a central da seleção brasileira disse que quando revelou sua orientação percebeu que inspirou outras pessoas a fazerem o mesmo.
Arquivo pessoal

Marta - Futebol

A rainha Marta, considerada seis vezes a melhor jogadora do mundo, dedicou seus dois gols na vitória do Brasil sobre a China nesta quarta-feira (21) à noiva Toni Deion Pressley, fazendo a letra T com os braços no segundo. Companheiras no Orlando Pride (EUA), as duas ficaram noivas em janeiro deste ano.
Reprodução/Instagram @martavsilva10

O 'T'? A comemoração foi pra Toni. Eu tentei fazer no primeiro no gol, mas a galera abraçou e não teve jeito, mas aí saiu mais um pra coroar. E graças a Deus eu pude fazer essa homenagem pra ela."

Marta,
sobre o gol para a noiva
gifs.com

Andressa Alves - futebol

A atacante da seleção brasileira também não esconde sua orientação sexual. No último dia 10, ela completou um ano casada com a ex-jogadora Fran, que conquistou prata nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008).
Reprodução/Instagram @andressaalves9oficial

Bárbara - futebol

A seleção brasileira de futebol ainda conta com a goleira Bárbara, que também já assumiu sua homossexualidade publicamente.
Buda Mendes/Getty Images

Formiga - futebol

Recordista em participações em olimpíadas, Formiga é do time que não economiza nas declarações de amor para a esposa Érica de Jesus nas redes sociais. As duas estão casadas há quatro anos.
Reprodução/Instagram @oficial_formiga

Letícia Izidoro - futebol

A goleira da seleção brasileira de futebol tem um relacionamento estável com a companheira no Benfica, de Portugal, Mariana Dantas. As duas estão juntas há quase oito anos.
Reprodução/Instagram @mariana_dantas22

Aline Reis - futebol

A terceira goleira da seleção também é adepta das declarações de amor nas redes, e a escolhida é a jogadora de futsal Bruna Turcatto.
Reprodução/Instagram @alinereisfutbol

Ana Marcela Cunha - natação

Uma das maiores nadadoras em águas abertas da atualidade, a tetracampeã mundial Ana Marcela assumiu sua homossexualidade em 2015, mas evita expor sua intimidade nas redes sociais.
Divulgação

Izabela da Silva - atletismo

A atleta do lançamento de disco de 25 anos também faz parte da lista de brasileiros LGBTQIA+, produzido pelo site Outsports.
Reprodução/Instagram @izabela_dasilva

Babi Arenhart - handebol

A goleira de 34 anos levanta a bandeira LGTQIA+ abertamente. Em texto publicado em 2019 pelo portal Olimpíada Todo Dia, ela escreveu sobre o preconceito contra pessoas homossexuais.
Reprodução/Instagram @babiarenhart

O que mais me marca, na verdade, é como, ainda atualmente, existe preconceito. Todos nascemos e vivemos da maneira que escolhemos. Não entendo como as escolhas de outros podem ser um problema da sociedade. [...] Se o mundo fosse mais justo, a luta LGBTQIA+ não precisaria existir.?

Babi Arenhart,
ao portal Olimpíada Todo Dia

Isadora Cerullo ((rúgbi)

O mundo ficou sabendo da orientação sexual de Isadora Cerullo durante as Olimpíadas do Rio, em 2016, quando ela disse ?sim? ao pedido de casamento da gerente de esportes Marjorie Enya, que trabalhava como manager da seleção. Neste mês, as duas comemoraram quatro anos de casadas.
Alessandro Bianchi/Reuters

Antes dos Jogos, eu não dava entrevistas falando sobre minha sexualidade, mas também não a escondia. Depois do pedido de casamento, eu e Marjorie refletimos e decidimos que a exposição era importante, principalmente em uma edição das Olimpíadas que tinha como lema ?um mundo novo?.?

Isadora Cerullo,
em entrevista ao UOL, em 2019

Silvana Lima - surfe

A surfista também não esconde a sua sexualidade e costuma postar cliques ao lado da namorada Juliana Sousa e fazer declarações de amor nas redes sociais.
Reprodução/Instagram @silvanalimasurf_
Publicado em 22 de julho de 2021.