Atleta para ficar de olho em Tóquio: Shelly-Ann Fraser-Pryce
Por Demétrio Vecchioli
Mamãe Foguete
Poucos atletas podem se dar ao luxo de se darem um apelido sem que isso pareça piegas. Shelly-Ann Fraser-Pryce é uma dessas exceções.
Gilbert Bellamy/Reuters
Desde que deu a luz ao seu primeiro filho, Zyon, em 2017, a jamaicana adotou o apelido Mommy Rocket, "mamãe foguete". E não é por menos.
Reprodução/Instagram
O apelido é uma adaptação de "Pocket Rocket" (foguete de bolso), como ela é conhecida na Jamaica por ser muito veloz e, também, muito pequena.
Giphy
Com apenas 1,52m de altura, ela é tão gigante, em resultados, quanto seu compatriota Usain Bolt. Ganhou os 100m em duas Olimpíadas (2008 e 2012) e quatro Mundiais (2009, 2013, 2015 e 2019). Nos Jogos do Rio, foi bronze.
Giphy
Após ser mãe, precisou provar que poderia voltar a competir no alto rendimento. E mostrou diversas vezes incômodo com isso.
AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
As mulheres podem fazer qualquer coisa. Não deixe ninguém definir limites para o que você pode fazer."
Shelly-Ann Fraser-Pryce
Giphy
Já passei por muitas situações em que as pessoas questionaram minha capacidade, existência ou o que deveria fazer. Provei mais a mim mesma do que a qualquer outra pessoa."
Shelly-Ann Fraser-Pryce
Pedro PARDO / AFP
Em junho, Shelly-Ann correu os 100m em 10s63 em uma prova na Jamaica e se tornou a segunda mais rápida da história, só atrás da norte-americana Florence Griffith-Joyner, que detém o recorde mundial (10s49) desde 1988.
Ivan Alvarado/Reuters
Aos 34 anos, a jamaicana de cabelos quase sempre coloridos vai buscar o recorde mundial e o ouro em Tóquio. Ela disputa os 100m rasos no sábado, dia 31 de julho.