Eliud Kipchogue

O maratonista humilde

Por Adriano Wilkson, do UOL

Eliud Kipchogue é o único ser humano a correr os 42,195 km da maratona em menos de duas horas.
Guo Chen/Xinhua
O tempo (exatamente 1h59min40) foi conquistado em Viena em 2019, mas não foi oficializado porque ele contou com ajuda de um carro que foi à frente cortando vento.
Xinhua/Guo Chen
Mesmo assim, o queniano está muito perto de romper a marca numa prova oficial. Em 2016, ele fez 2h08 na Olímpiada do Rio, o que lhe valeu a medalha de ouro.
FABRICE COFFRINI/REUTERS
"Nós queríamos fazer história. E inspirar a família humana. Todo mundo deveria acreditar. É isso que nos faz perseverar. E forçar e forçar de novo."
Olivier Morin/AFP
O queniano virou um astro do atletismo e acumulou fortuna avaliada em R$ 16 milhões. Mas leva uma vida simples no interior do Quênia. Ao se preparar para correr, prefere morar com outros 30 atletas em um alojamento.
SIMON MAINA / AFP
Lá ele treina de manhã e à tarde, e também se dedica aos afazeres domésticos, como varrer a casa e limpar banheiros. No tempo livre, lê livros de autoajuda.
Paul Harding/PA Images via Getty Images

Nossa vida aqui é simples. Acordar de manhã, sair pra correr, voltar. Se for dia de faxina, a gente faxina. Ou só descansa. Não acho que eu seja diferente de ninguém. Estou fazendo o meu melhor para ter uma vida mais modesta."

Eliud Kipchogue
Charlie Crowhurst/Getty Images
O gosto pela leitura, aliás, rendeu a Kipchogue o apelido de "filósofo" entre seus colegas. Patrocinado pela Nike, ele também costuma dar palestras motivacionais em grandes eventos.
Boris Streubel/Getty Images for Laureus
Kipchogue venceu 11 das 12 maratonas que disputou até hoje e é o dono do recorde mundial. O corredor chega a Tóquio como o grande favorito à medalha de ouro na prova que será disputada no dia 7 de agosto, em Sapporo.
Athit Perawongmetha/Reuters
Publicado em 22 de setembro de 2021.