As aberturas dos Jogos Olímpicos sempre nos dão momentos especiais e históricos. O UOL Esporte relembrou seis destes acontecimentos que até hoje estão na nossa memória.
Giphy
Arco e flecha em Barcelona
Um dos momentos mais históricos das aberturas dos Jogos Olímpicos foi o momento em que a pira olímpica foi acesa em Barcelona, no ano de 1992.
David Madison/Getty Images
O arqueiro Antonio Rebollo atirou uma flecha com fogo em direção à pira, que foi acesa. A originalidade virou referência e, até hoje, existe a mística se a flechada foi ou não certeira.
Giphy
Freddie Mercury virtual
A abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona também rendeu outro momento emocionante com Freddie Mercury em vídeo. O cantor, que compôs a música chamada "Barcelona", morreu poucos meses antes da abertura.
Reprodução/YouTube
O desfile de Gisele
A abertura da Olimpíada do Rio foi um show de presenças importantes e referências sobre o nosso país. Um momento muito lembrado foi marcado por uma das brasileiras mais famosas do planeta, Gisele Bündchen
Pinterest
A modelo brasileira desfilou em um palco de 128 metros ao som de Garota de Ipanema, interpretada no piano por Daniel Jobim, neto de Tom.
Clive Brunskill/Getty Images
Muhammad Ali
O momento em que a pira olímpica foi acesa emocionou a todos a abertura da Olimpíada de Atlanta, em 1996. O pugilista Muhammad Ali foi o responsável pelo ato.
The Stanley Weston Archive/Getty Images
Um dos maiores esportistas da história, Ali, que sofria com Mal de Parkinson, teve dificuldades em acender a pira. Ele foi ovacionado e ficou marcado na história.
Pinterest
Bebê de Hiroshima
Nos últimos Jogos Olímpicos realizados no Japão, Yoshinori Sakai acendeu a pira olímpica de uma edição que queria representar o renascimento do Japão após a Segunda Guerra Mundial.
Bettmann/Bettmann Archive
O atleta escolhido nasceu em Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945, mesmo dia dos ataques atômicos a Hiroshima que destruíram a cidade e deixaram mais de 160 mil mortos.
Keystone/Hulton Archive/Getty Images
2008 tambores
Uma das mais inesquecíveis aberturas foi a dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Para celebrar a edição daquele ano, 2008 percussionistas tocaram tambores, criando um espetáculo sonoro.