UOL Esporte Natação
 
10/11/2009 - 08h36

Phelps fica fora da final dos 100 m livre, com traje "antigo"; Kaio Márcio brilha

Das agências internacionais
Em Estocolmo (SUE)
O nadador norte-americano Michael Phelps já havia dito que não está em grande forma, e foi o que se viu na piscina de Estocolmo, onde está sendo realizada a etapa sueca da Copa do Mundo de natação em piscina curta. Ele falhou em avançar à final dos 100 m livre e ainda foi desqualificado dos 100 m costas.

  • EFE

    Nadando sem os supermaiôs, Michael Phelps não passou das eliminatórias nos 100 m livre, nesta 3ª

O detalhe é que o multicampeão olímpico e mundial usa a Copa do Mundo também como um teste para as alterações nos trajes que serão postas em prática em 2010. Ele já usou a determinação da extinção dos supermaiôs, que serão trocados apenas por sungas e bermudas.

Phelps ficou apenas na 16ª colocação entre todas as baterias disputadas em Estocolmo nos 100 m livre, cravando 47s77. Oito nadadores avançaram à decisão, que é ainda nesta terça-feira, sendo que o sueco Stefan Nystrand ficou com o melhor tempo, com 45s93, quase dois segundos mais veloz que Phelps.

Entre os qualificados está o brasileiro Nicolas Oliveira, que ficou justamente com o oitavo tempo, cravando 47s00.

Outros dois nadadores de renome foram eliminados. Amaury Leveaux foi o outro nome a tentar nadar sem os supermaiôs e não conseguiu a qualificação. O francês Fred Bousquet, um dos maiores rivais de Cielo, também foi eliminado.

Nos 100 m costas, a desqualificação de Michael Phelps se deu pelo fato de ele ter passado do limite de 15 metros a que os nadadores podem permanecer sob a água.

Enquanto Phelps usou a competição como uma análise do que poderá ser feito para a próxima etapa, e com a prerrogativa de não estar em boa forma, os seus adversários preferiram seguir usando os supermaiôs.

Kaio Márcio é o melhor brasileiro; chinesa bate recorde
O Brasil está com uma grande equipe na Suécia e o melhor colocado nas primeiras eliminatórias foi Kaio Márcio. Ele liderou os 200 m borboleta com o tempo de 1min51s46 - recorde sul-americano -, garantindo vaga na final, assim como nos 50 m do mesmo estilo, em que foi terceiro.

Felipe França, medalhista de prata no Mundial de Roma, foi o terceiro colocado nos 50 m peito, com o tempo de 26s17, novo recorde sul-americano. Cameron Van den Burgh foi o melhor, com 25s86, seguido pelo também sul-africano Rolando Schoeman, com 25s99.

A etapa já teve recorde mundial, batido por uma chinesa. Zhao Jing fez a melhor marca em piscina curta nos 50 m costas, com 26s08. O recorde era da australiana Marieke Guehrer, que marcou 26s17 na etapa de Moscou, no último fim de semana.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host