UOL Esporte Natação
 
07/08/2009 - 22h20

Cielo fica no Brasil até fim do ano e nadará Troféu José Finkel

Daniel Neves
Em São Paulo
Após a árdua rotina de treinos nos Estados Unidos antes da conquista dos ouros nos 50m e 100m livre no Mundial de Roma, César Cielo permanecerá no Brasil até o fim do ano. Ainda sem um cronograma definido, o nadador de 22 anos repetirá a fórmula adotada em 2008, quando se tornou campeão olímpico. O brasileiro não cairá nas piscinas em grandes competições neste ano, terá atividades mais leves e disputará o Troféu José Finkel, no início de setembro.

AGENDA AGITADA NO BRASIL
Joel Silva/Folha Imagem
Cielo deve retornar aos treinamentos na próxima semana, mas antes já tem dois compromissos agendados. O campeão olímpico será recebido pelo presidente Lula, em Brasília, provavelmente na terça-feira.

Já na quarta-feira, o nadador será homenageado em um evento em Santa Bárbara D'Oeste. Para aguentar essa nova 'maratona', Cielo terá um fim de semana de folga ao lado de seus pais, no interior paulista.

"É hora de passar um tempinho com os meus pais. Voltar às origens é sempre bom", disse o nadador.
VEJA FOTOS DE CIELO NO PINHEIROS
NADADORA DOS EUA QUEBRA RECORDE
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE NATAÇÃO
Campeão das duas provas mais nobres da natação, Cielo aproveitou a passagem pela Itália para tirar férias com a família. De volta ao Brasil, o brasileiro deu sua primeira entrevista coletiva na noite desta sexta-feira e confirmou que retorna aos treinamentos a partir da semana que vem no clube Pinheiros, em São Paulo.

"Acho que o Albertinho [técnico Alberto Silva] vai ficar bravo se eu não cair na piscina. Mas por enquanto os treinamentos serão mais tranquilos. É provável que fique no Brasil até novembro", revelou o nadador.

Cronograma semelhante foi adotado por Cielo na última temporada. Logo após se tornar campeão olímpico nos 50 m livre, o atleta voltou ao Brasil e adotou um sistema de treinamentos mais leves, que permitiu a ele seguir em uma 'maratona' de exposição na mídia.

O nadador, porém, afirma que desta vez não dedicará boa parte de seu tempo para atender à demanda dos jornalistas. "Vou me poupar. Não vou fazer a maratona de entrevistas que fiz no ano passado. Não consegui nem treinar direito", disse Cielo.

No início deste ano, Cielo retornou a Auburn (EUA), base de seu treinamento com o técnico australiano Brett Hawke. A meta era justamente o Mundial, competição que o Brasil terminou com a melhor participação na história graças aos dois ouros do nadador de Santa Bárbara D'Oeste.

"Desde a primeira semana deste ano, meu foco era o Mundial. Tudo é cabeça. Se eu colocasse que queria me sentir bem e competir amanhã, seria possível", disse Cielo.

Com o tempo de 46s91, César Cielo desbancou seus rivais franceses bateu na frente para ficar com o ouro nos 100m livre e cravar o novo recorde mundial. Dois dias depois, o brasileiro fez 21s08 para vencer os 50m do mesmo estilo.

O destino das duas medalhas de ouro conquistadas em Roma será o mesmo das obtidas pelo nadador nos Jogos Olímpicos de Pequim. "Devo colocar junto com as olímpicas, no banco. Vou dar uma passada para ver como elas [medalhas de Pequim] estão, porque faz tempo que não passo".

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host