UOL Esporte Natação
 
02/08/2009 - 13h56

Thiago é 4º nos 400m medley e já faz malas para treinar com campeões olímpicos

Bruno Doro
Em Roma (Itália)
Thiago Pereira não conseguiu medalha, mas quebrou uma barreira neste domingo. Pela primeira vez, nadou os 400m medley abaixo dos 4min10s. Fechou sua prova em 4min08s86. Ficou em quarto lugar, mesma posição dos 200m medley. O ouro foi para o norte-americano Ryan Lochte, com 4min07s01. Scott Clary, também dos EUA, foi prata e o húngaro Laszlo Cesh, o terceiro.

Reuters
Thiago terminou os 400m medley na quarta colocação, prova em que nadou pela 1ª vez em toda a sua carreira abaixo dos 4min10s
FOTOS DAS DISPUTAS DO DOMINGO
PHELPS 'FORA DE FORMA' BRILHA
CIELO DÁ MELHOR CAMPANHA DO PAÍS
PÁGINA ESPECIAL DA COMPETIÇÃO
"Finalmente caiu a casa do 4min10. Não é fácil de nadar os 400m medley. Você precisa de mais de 100% e faltou tempo para me preparar (por causa da fratura na mão esquerda). Acho que pode ser prova melhor para mim até do que os 200, afirmou.

Roma marcou também o fim de uma etapa na vida do brasileiro. No dia 20 de agosto, ele embarca para os Estados Unidos. Vai treinar em Los Angeles, na Califórnia, ao lado dos campeões olímpicos Kosuke Kitajima (100m e 200m peito) e Oussama Mellouli (1500m).

"Acho que vai acrescentar muito ao meu treino. Estou correndo atrás dos meus objetivos. E lá, vou poder melhorar meu crawl, treinando ao lado do Oussama, que é um excelente nadador de fundo e pode me ajudar muito no fim das provas", explicou.

O crawl, aliás, é o estilo que minou Thiago em Roma. Nos 200m, ele virou os 150m na frente. Mas permitiu que Ryan Lochte o alcançasse ainda na parte submersa. Ficou sem a medalha nos últimos 15 metros. Nos 400m, ele encostou muito em Lochte no peito (250m) e virou para o crawl 1 segundo na frente de Cesh. Não conseguiu segurar a vantagem.

"Ele merecia medalha, mas fez um campeonato muito bom. Melhorou seus tempos. E ele está com uma atitude diferente. Essa mudança para os EUA será positiva para ele. Dá novos ares, limpa um pouco a cabeça. E os treinos com o Oussama vão ser bons para o crawl dele", analisou o técnico Fernando Vanzella.

O esquema de treinos deve ser o mesmo usado por César Cielo. Uma temporada no Brasil, uma temporada nos EUA. "Mudar de ambiente vai ser fundamental. É bom para a cabeça e para a natação. Vou agora para ficar mais de três meses e definir como vai ser isso", explicou Thiago.

Recordes mundiais nos 50m costas e 50m peito

O inglês Liam Tancock voltou a bater o recorde mundial dos 50m costas e venceu a final da prova no Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma. Neste domingo, o atleta garantiu a marca ao conquistar a medalha de ouro na prova com o tempo de 24s04, superando a sua própria marca, de 24s08, obtida no sábado.

Yuliya Efimova também quebrou o recorde mundial. A russa fez um tempo de 30s09 na prova final dos 50m peito. A antiga marca (30s23) tinha sido estabelecida pela canadense Amanda Reason no dia 8 de julho, em Montreal.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host