UOL Esporte Natação
 
15/06/2009 - 10h33

Brasileiro Daniel Dias recebe o prêmio Laureus de melhor atleta paraolímpico

Das agências internacionais
Em Londres (ING)
O nadador brasileiro Daniel Dias recebeu nesta segunda-feira o troféu Laures, espécie de "Oscar do Esporte", como melhor atleta paraolímpico de 2008. Sua indicação teve como motivo as suas nove medalhas conquistadas durante os Jogos Paraolímpicos de Pequim.

Dias de 20 anos, converteu-se no maior medalhista paraolímpico na China, com quatro ouros, quatro pratas e um bronze. O nadador surpreendeu por dominar nos quatro estilos e ficar com o melhor desempenho da competição em Pequim.

Além disso, Daniel Dias também havia feito uma excelente participação nos Jogos Parapan-americanos, com oito medalhas douradas.

"Estou muito agradecido aos membros da Academia Laureus por me concederem este prêmio. É uma grande honra e o maior reconhecimento no mundo paraolímpico. O prêmio é um acontecimento para meu esporte, e me ajudará na missão de que jovens continuem praticando algum esporte", comentou ele.

O brasileiro recebeu o prêmio das mãos de Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, e de Edwin Moses, recordista mundial dos 400 m com barreiras.

Revelação
O prêmio Laureus de revelação do ano ficou com a nadadora britânica Rebecca Adlington. Aos 19 anos, ela foi duas vezes campeã olímpica nos Jogos Olímpicos de Pequim, vencendo os 400 m e 800 m livre em Pequim.

Com os resultados, ela foi a primeira mulher do país a ser campeã olímpica em 48 anos. Nos 800 m livre, ainda bateu o recorde mundial, um dos mais antigos da natação.

Além de Dias e Adlington, os atletas que receberam os prêmios principais da entidade foram o velocista Usain Bolt, no masculino, por seus três ouros e três recordes mundiais no atletismo, e, no feminino, a russa Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica no salto com vara e recordista mundial.

Devido à crise mundial, a Academia Laureus desistiu neste ano de organizar sua tradicional festa para premiar os vencedores. Por isso, os ganhadores das sete categorias estão sendo apresentados em eventos separados, até o final do mês de junho.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host