O ouro olímpico nos 50 m livre não trouxe apenas fama para o brasileiro César Cielo. A partir de janeiro, o nadador paulista vai começar a testar o protótipo de um novo supermaiô, feito pensando em suas características. O trabalho deve ser o mesmo que a Speedo fez com Michael Phelps no desenvolvimento do revolucionário
LZR Racer.
"Este protótipo está chegando já em janeiro para os treinos", disse Cielo ao
UOL Esporte. "O que eu quero é uma relação de parceria. Pessoas que queiram trabalhar comigo. Não é aquela coisa de 'está aí o maiô, vai lá e ganha'. E senti que, agora, isso deve acontecer", completou o primeiro brasileiro campeão olímpico da natação.
O material foi desenvolvido exclusivamente para o nadador, com as atuais tecnologias que têm permitido baixar recordes mundiais, a exemplo do que ocorreu durante toda a temporada de 2008. A fabricante é a italiana Arena, com a qual o nadador está perto de fechar contrato.
O novo maiô foi feito usando as medidas de seu corpo, para se adequar perfeitamente à silhueta, ajudando a ganhar centésimos preciosos dentro d'água. Além disso, ele poderá opinar no desenvolvimento de seus maiôs, para manter a evolução do traje.
Na China, Cielo usou o LZR, marcando 21s30 - apenas dois centésimos mais lento do que a melhor marca mundial. O maiô é apontado como o maior responsável por grande parte dos recordes mundiais superados em 2008. Sem costuras, o modelo retém menos água e dá maior flutuabilidade aos nadadores.
Antes dos Jogos, Cielo testou também o Tracer, fabricado pela empresa TYR. No entanto, apesar de ser mais resistente que o LZR, Cielo não se adaptou ao modelo. O brasileiro teve dificuldades para vestir a peça e se queixou que ela apertava demais na região do peito.