UOL Esporte Natação
 
14/11/2008 - 07h00

Cielo testará protótipo de supermaiô com assinatura própria

Bruno Doro e Maurício Dehò
Em São Paulo (SP)
O ouro olímpico nos 50 m livre não trouxe apenas fama para o brasileiro César Cielo. A partir de janeiro, o nadador paulista vai começar a testar o protótipo de um novo supermaiô, feito pensando em suas características. O trabalho deve ser o mesmo que a Speedo fez com Michael Phelps no desenvolvimento do revolucionário LZR Racer.

Reuters
Com o LZR, César Cielo comemora o seu ouro nos 50 m livre, nos Jogos de Pequim
TÉCNICO ENFRENTOU FILA POR MAIÔ
GABRIELLA PODE FICAR FORA DO PAÍS
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE NATAÇÃO
"Este protótipo está chegando já em janeiro para os treinos", disse Cielo ao UOL Esporte. "O que eu quero é uma relação de parceria. Pessoas que queiram trabalhar comigo. Não é aquela coisa de 'está aí o maiô, vai lá e ganha'. E senti que, agora, isso deve acontecer", completou o primeiro brasileiro campeão olímpico da natação.

O material foi desenvolvido exclusivamente para o nadador, com as atuais tecnologias que têm permitido baixar recordes mundiais, a exemplo do que ocorreu durante toda a temporada de 2008. A fabricante é a italiana Arena, com a qual o nadador está perto de fechar contrato.

O novo maiô foi feito usando as medidas de seu corpo, para se adequar perfeitamente à silhueta, ajudando a ganhar centésimos preciosos dentro d'água. Além disso, ele poderá opinar no desenvolvimento de seus maiôs, para manter a evolução do traje.

Na China, Cielo usou o LZR, marcando 21s30 - apenas dois centésimos mais lento do que a melhor marca mundial. O maiô é apontado como o maior responsável por grande parte dos recordes mundiais superados em 2008. Sem costuras, o modelo retém menos água e dá maior flutuabilidade aos nadadores.

Antes dos Jogos, Cielo testou também o Tracer, fabricado pela empresa TYR. No entanto, apesar de ser mais resistente que o LZR, Cielo não se adaptou ao modelo. O brasileiro teve dificuldades para vestir a peça e se queixou que ela apertava demais na região do peito.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host