Topo

Fratus e Joanna pedem mudanças após atleta brasileiro cair no antidoping

Bruno Fratus no Troféu Maria Lenk de 2015 - Ivo Gonzalez/Getty Images
Bruno Fratus no Troféu Maria Lenk de 2015 Imagem: Ivo Gonzalez/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/04/2021 20h11

Joanna Maranhão e Bruno Fratus desabafaram após o vencedor da seletiva olímpica nos 100m livre, André Calvelo ser flagrado em exame anti-doping. Segundo a CBDA, a comunicação do resultado analítico adverso foi feita e a suspensão provisória do atleta foi imediata. O teste havia sido realizado no dia 18 de março, em um período fora de competição.

"Pode testar positivo sem intenção de aumentar performance? Pode. A natação do Brasil tem sério problema e grande número de testes positivos? Tem. É preciso fazer algo a respeito? É", disse a nadadora.

Além dela, Bruno Fratus, também falou sobre a situação: "Todo ano. Isso tem que acabar! Após julgamento e se condenado: punição exemplar! Para o atleta, técnico, clube, médico, fisiologista e quem mais estiver envolvido. Legal, financeiramente e banir do esporte para sempre. Essa baderna só vai acabar quando os envolvidos começarem a sentir as consequências."

Ainda no assunto, ele pediu respeito ao uniforme brasileiro e disse que está cansado de ter seus resultados contestados por conta de outros atletas que tomam decisões errôneas.

"Hoje em dia, do jeito que é o atleta cumpre ali uma suspensãozinha e logo logo já está competindo e recebendo do clube de novo Eu não sei vocês, mas eu cansei de chegar nas competições e ter meus resultados contestados por atletas de outros países, afinal de contas todo ano justificamos a fama. Todo mundo fala de Rússia e China, mas lá (aqui) fora o Brasil tem a mesma fama!", desabafou Bruno, que completou:

"Portanto de novo: isso tem que acabar! Desculpem o desabafo, mas eu estou envergonhado e indignado pelo nosso time. Nosso uniforme não merece isso!."

A entidade comunicou que todos os resultados do nadador na seletiva olímpica, que ocorrerá no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, estão suspensos provisoriamente.

CONFIRA O COMUNICADO:

"A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos recebeu, nesta sexta-feira (23), um comunicado da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem notificando a suspensão provisória imediata de um nadador brasileiro convocado para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

De acordo com o comunicado da ABCD, o teste foi feito fora do período de competição (18 de março de 2021 antecedente à realização da Seletiva Olímpica de Natação). Como o comunicado foi enviado à CBDA nesta sexta-feira, às 15h33, todos os resultados do nadador na Seletiva Olímpica estarão suspensos provisoriamente até decisão em contrário. Vale ressaltar que o processo corre em sigilo e informações complementares são responsabilidade da agência reguladora.

O nono colocado na prova do atleta suspenso será convocado para uma tomada de tempo oficial válida para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Caso a marca não supere as dos demais atletas da prova, o nadador com colocação subsequente será convocado para os Jogos Olímpicos."