Topo

Nado sincronizado pode virar 'natação artística' ainda em 2017

Modalidade deve passar a se chamar "natação artística"; decisão sai em julho - Michael dader/Reuters
Modalidade deve passar a se chamar 'natação artística'; decisão sai em julho Imagem: Michael dader/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/03/2017 19h13

O nado sincronizado deve mudar de nome e passar a se chamar “natação artística”. A mudança pode acontecer ainda neste ano – para tal, precisa ser aprovada no congresso que a Federação Internacional de Natação (Fina) realizará no dia 22 de julho, em Budapeste (Hungria).

A tendência é que a mudança de nome aconteça ao mesmo tempo em que a Fina promoverá mudanças de regras de outras modalidades – em especial, do pólo aquático. O congresso da entidade será realizado durante o Mundial de Esportes Aquáticos de 2017, também na capital húngara.

Apesar da sinalização da Fina, as mudanças devem enfrentar resistências. Em entrevista ao jornal esportivo espanhol Marca, o presidente da Real Federação Espanhola de Natação, Fernando Carpena, afirmou que os países europeus são majoritariamente contrários às mudanças.

“Na Europa, somos cinquenta países. E a Fina tem 206 (países filiados)”, explicou.

Novidades do pólo aquático

No pólo aquático, a Fina também quer mudanças. A começar pelas dimensões das piscinas, que seriam diminuídas: de 30 m de comprimento máximo para 25 m. Com menos espaço, os times teriam menos jogadores na água: 11, contra atuais 13.

“Querem reduzir as dimensões da piscina, de 30 para 25 metros, teoricamente para aumentar o espetáculo – algo que eu não entendi”, criticou Carpena. “Com os gols, no fim das contas, estarão jogando em um campo de 22 metros”, completou.

Outra mudança de destaque no esporte deve ser no tempo de posse de bola: na construção de uma jogada de ataque, cairia de 30 segundos para 25 segundos.