Topo

Ex-rival compara Cielo a Armstrong e diz que nadador é suspeito de trapaças

O ex-nadador Amaury Leveaux durante a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres - AFP
O ex-nadador Amaury Leveaux durante a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

23/04/2015 14h31

O ex-nadador francês Amaury Leveaux lançou nesta semana uma polêmica biografia intitulada "Sexo, Drogas e Natação" e não poupou nem o brasileiro Cesar Cielo, tricampeão mundial dos 50 livre e responsável por deixá-lo com a medalha de prata nos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Pequim (CHN), em 2008.

Em um dos trechos do livro, o francês relembra o caso de doping do brasileiro em 2011 - flagrado com a substância furosemida - e o fato de ele ter escapado ileso em julgamento realizado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) às vésperas do Mundial de Xangai. Ele recebeu apenas uma advertência - mesma pena que havia sido imposta pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e se livrou de um gancho que poderia chegar a dois anos. O brasileiro alegou que havia tomado um suplemento contaminado em uma farmácia de manipulação de Santa Bárbara D'Oeste.

"Quando penso naquele segundo lugar (em Pequim 2008), não é a derrota que me incomoda. O que me parece um problema é o comportamento de Cielo e de outros nadadores. Em várias ocasiões ele foi suspeito de fazer trapaças. Chamemos as coisas por seu nome, sem dar voltas em círculo: suspeitas de doping pesam sobre ele, mas não se pode acusar sem provas", escreveu o nadador em trecho destacado pelo site do jornal espanhol Mundo Deportivo.

Em outro trecho publicado pelo portal francês Orange, Leveaux ironiza Cielo.

"Quando Cesar Cielo foi julgado, ele sabia que não seria punido. Toda vez que ele foi a um pódio internacional, por que foi vaiado? Nada foi provado, mas todos sabem. Ele disse que comeu carne. Esta é uma desculpa comum em todos os esportes".

Em entrevista exclusiva ao jornal L'Equipe para falar sobre o livro, Leveaux é ainda mais incisivo, quando é questionado sobre a comparação que faz entre Cielo e Lance Armstrong em uma das passagens de sua biografia. O ex-ciclista americano foi banido do esporte após a Usada (Agência Americana Antidoping) descobrir um sofisticado esquema de doping elaborado pelo americano e seus companheiros de time. 

"Trapaceiros são como pedófilos... Bala na cabeça. Provavelmente sou extremista", afirmou o francês de 29 anos, que anunciou a sua aposentadoria das piscinas no fim de 2013.

O UOL Esporte tentou localizar Cielo para ouvir sua versão, mas não conseguiu localizar o nadador.

Cielo leveaux - Ezra Shaw/Getty Images - Ezra Shaw/Getty Images
Amaury Leveaux (à esq.) ao lado de Cielo no pódio dos Jogos de Pequim-2008
Imagem: Ezra Shaw/Getty Images

Considerado um bad boy, Leveaux, que foi medalhista de ouro no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Londres, afirma ainda em seu livro que nadadores franceses fazem uso frequente de drogas.

"Alguns de nós não iríamos cuspir numa linha de cocaína de tempo em tempo. Para alguns não é apenas uma linha, mas sim uma longa estrada coberta em pó branco, que iriam cheirar em velocidade máxima", escreveu.

"A cocaína é um agente dopante. É o tipo de droga feliz que que te dá o sentimento de ser invencível e nunca se sentir cansado, levando a seu limite e transformando-o em um guerreiro", disse em outro trecho do livro.

Leveaux também relata um fato que teria ocorrido com um companheiro de equipe durante a Olimpíada de Londres. Sem dar nomes, ele escreve que um colega deixou um casa noturna acompanhado da assessora de imprensa do local e depois o avisou.

Livro - Reprodução - Reprodução
Capa do livro lançado pelo ex-nadador francês
Imagem: Reprodução

"Já era tarde naquela noite, quando ele me enviou uma mensagem dizendo que eu deveria ir ao flat. E foi onde eu encontrei ele deitado em cima dela cheirando cocaína no meio de seus seios", relatou Leveaux.

A Federação Francesa de Natação já repudiou as afirmações feitas por Leveaux e o vice-presidente Lucien Gastaldello afirmou que o nadador "deu um tiro no pé" e agora terá de arcar com as consequências.

Em outra passagem do livro, quando volta a falar de doping no esporte, Leveaux revela um esquema feito por nadadores russos para fazer injeções de testosterona e ainda assim conseguir burlar o controle antidioping.