Topo

Daniel Dias divulga esporte em escolas e é assediado por curiosidade sobre deficiência

Daniel Dias exibe as seis medalhas conquistadas nos Jogos Paraolímpicos de Londres  - Bruno Freitas/UOL
Daniel Dias exibe as seis medalhas conquistadas nos Jogos Paraolímpicos de Londres Imagem: Bruno Freitas/UOL

Júlia Caldeira

Do UOL, em São Paulo

03/10/2012 11h00

Grande estrela do Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Londres, Daniel Dias está se acostumando com o reconhecimento, mas gosta do assédio do público. Um dos homenageados do prêmio da revista Sport Life na última terça-feira, o nadador, que trouxe seis ouros de Londres para o Brasil, celebra a conquista de espaço do esporte paraolímpico.

"Muitas vezes me param na rua, mas não sabem meu nome, perguntam se não sou o atleta da natação que ganhou várias medalhas. Mas eu gosto disso. A gente sempre batalhou para ter esse reconhecimento, estamos conquistando nosso espaço aos poucos. Tem uma aceitação maior de, pô, além do cara ser deficiente ele é um atleta".

Na busca por divulgar cada vez mais o esporte paraolímpico, Daniel Dias costuma ir à palestras em escolas, para contar sua experiência e apresentar a modalidade para os mais novos. Contente com o assédio das crianças, ele conta que a aceitação por sua deficiência é maior que antes, quando não se via como "modelo" e que, até, gera curiosidade.

"É muito gratificante você ver uma criança, digamos, dita normal e vim falar pra mim 'você é um exemplo de pessoa, de atleta, de tudo', isso é muito bacana. Criança é muito bacana. Eles querem encostar, pegar no braço que não tem pra ver se é de verdade, querem pegar a perna pra sentir a prótese. Perguntam de tudo, se eu nado assim, como eu durmo, como eu como e às vezes até tento comer com eles do lado, a gente vai interagindo e isso é muito legal", revela.

Satisfeito com o atual investimento no esporte paraolímpico, o atleta vê um crescimento no país e conta que faz intercâmbio para o exterior só para estudar os adversários.

"A gente viaja para ver como os nossos atletas estão se preparando mesmo, ver como estão sendo os treinamentos. O investimento que a gente está tendo já era bom e agora vai crescer com esse 'plano medalha' que está sendo lançado pelo governo. É algo que a gente sempre batalhou e agora estamos conquistando isso", comemora.