UOL Esporte Natação
 
01/02/2011 - 23h15

Ian Thorpe anuncia volta após 4 anos e mira prova de Cielo em Londres-2012

Das agências internacionais
Em Sydney (Austrália)*
  • Após aposentadoria de pouco mais de quatro anos, Thorpe volta às piscinas com 28 anos por Londres

    Após aposentadoria de pouco mais de quatro anos, Thorpe volta às piscinas com 28 anos por Londres

Ian Thorpe passou a ser visto frequentemente treinando neste último mês. A regularidade na preparação chamou a atenção e as especulações tomaram conta do noticiário da natação mundial. Nesta terça-feira, o australiano encerrou o mistério em entrevista coletiva e anunciou o retorno às piscinas após pouco mais de quatro anos de aposentadoria. O australiano estabeleceu como foco os 100 m livre nas Olimpíadas de Londres-2012. A prova tem atualmente o brasileiro Cesar Cielo como campeão e recordista mundial.

“Eu fui ver as instalações da natação nas Olimpíadas de Londres. É um local extraordinário. Pensei que eu poderia provar algo que eu não sentia há muito tempo", revelou Thorpe. O nadador disse ainda que a decisão não foi tomada no impulso e o retorno foi definido em setembro.

Especialista nos 200 m e 400 m livre, Thorpe afirmou que priorizará os 100 m livre, prova que tem o brasileiro Cesar Cielo como astro do momento. O nadador de Santa Bárbara D’Oeste é o atual campeão e recordista mundial com 46s91. O australiano também voltará a nadar os 200 m livre.

E o “Thorpedo”, como foi apelidado no auge de sua carreira, quer retornar e ser competitivo. “Eu não voltei para a piscina para entrar em forma. Voltei para retomar o estágio onde eu competia em alto nível”,  explicou Thorpe, de 28 anos. 

Mas para voltar a competir pela seleção australiana, Thorpe precisa estar cadastrado no regime antidoping por nove meses. O australiano, portanto, não poderá disputar o Mundial de Xangai, em julho. Em relação ao futuro, o nadador deixou claro que o foco é a Olimpíada de 2012, mas ele pode estender a permanência. “Me coloquei na preparação de Londres e posso continuar depois disso”.

Thorpe havia confirmado sua aposentadoria no dia 20 de novembro de 2006 com apenas 24 anos, cinco ouros olímpicos, 11 títulos mundiais e 13 recordes mundiais em piscina longa no currículo. 

*Atualizada às 23h51

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host