UOL Esporte Natação
 
23/10/2010 - 11h49

Vencedor da maratona aquática no Pan do Rio-2007 morre em etapa da Copa do Mundo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Francis Crippen (centro) posa para foto ao lado do brasileiro Allan Carmos (direita) e Charles Peterson durante o Pan do Rio-2007. Nadador foi encontrado morto na última prova da Copa do Mundo de maratona aquática, neste sábado nos Emirados Árabes Unidos

    Francis Crippen (centro) posa para foto ao lado do brasileiro Allan Carmos (direita) e Charles Peterson durante o Pan do Rio-2007. Nadador foi encontrado morto na última prova da Copa do Mundo de maratona aquática, neste sábado nos Emirados Árabes Unidos

O nadador norte-americano Francis Crippen, de 26 anos, morreu neste sábado durante a última etapa da Copa do Mundo de maratona aquática realizado no Emirado de Al Fujairah. O nadador foi o vencedor da primeira prova da modalidade realizada em um Pan-Americano, no Rio-2007.

Até o início da prova, Crippen ocupava a segunda posição do ranking geral da competição com 94 pontos. A liderança pertencia ao sul-africano Chad Ho. O norte-americano colocou seu nome na história da modalidade ao vencer a primeira prova da história da maratona aquática em um Pan-Americano, nos Jogos de Rio-2007.

Ao final da prova masculina, os organizadores do evento notaram o desaparecimento do nadador norte-americano e convocaram mergulhadores para vasculhar o fundo do mar. Após três horas de buscas, o corpo do nadador foi encontrado.

Acredita-se que a alta temperatura da água, em torno de 33 graus, tenha colaborado na desidratação de Crippen, que teria passado mal, desmaiado e afundado no mar. Outros competidores relataram que o nadador mostrava sinais de fadiga durante a prova. Outra prova marcada para este domingo foi suspensa e corre o risco de não acontecer a pedido dos demais nadadores.

A prova ficou marcada também pela terceira colocação da brasileira Ana Marcela Cunha. O resultado garantiu à nadadora o título da Copa do Mundo de maratona aquática.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host