UOL Esporte Natação
 
20/08/2010 - 06h45

Dono de dois recordes, Cielo pede que Fina cancele marcas dos supermaiôs

Das agências internacionais
Em Irvine (EUA)

O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo pediu que todos os recordes conquistados com a ajuda dos supermaiôs sejam cancelados. O brasileiro comentou que agora a natação deve voltar à realidade e que os tempos batidos durante a era dos trajes tecnológicos são irrelevantes para os atletas.

Cielo, dono dos recordes mundiais dos 50 m e 100 m livres, disse que a decisão da Fina (Federação Internacional de Natação), que baniu os supermaiôs das piscinas desde 1º de janeiro, não colocou um ponto final no assunto.

"Os tempos que fizemos no ano passado devem ser esquecidos", disse Cielo, após terminar em terceiro na final dos 100 m livres no Pan-Pacífico, em Irvine, nos Estados Unidos. O paulista fechou a prova com 48s48. "Isso está apenas bagunçando a cabeça de todos".

A decisão de proibir os trajes tecnológicos foi feita pelo organismo que comanda o esporte após 43 recordes quebrados durante os campeonatos do ano passado. As marcas foram batidas sempre com a ajuda do supermaiô.

Cielo também garantiu os seus melhores tempos com os trajes de alta tecnologia que ajudam a reduzir a resistência à água e aumentar a flutuabilidade. O brasileiro estabeleceu o recorde mundial dos 100 m com o tempo de 46s91 no Mundial-2009, em Roma. O recorde dos 50 m (20s91) foi conquistado em dezembro, dentro de casa.

"Eu não vejo razão para manter uma marca de 46s91 se mal estamos chegando aos 48 [segundos]. O mais importante é ganhar, e não quebrar o recorde mundial", reforçou Cielo, que foi derrotado nos Estados Unidos pelo anfitrião Nathan Adrian, que marcou 48s15.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host