UOL Esporte Natação
 
Satiro Sodré/Divulgação CBDA

Cesar Cielo mostra cansaço após disputar a final dos 100 m livre no Pan-Pacífico

19/08/2010 - 22h22

Cielo domina prova, mas perde ritmo no fim e fica com bronze nos 100 m livre

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

Cesar Cielo quase ficou de fora da final dos 100 m livre, uma de suas especialidades. Com tempo ruim, o brasileiro contou com a sorte para disputar a medalha e se recuperou na noite desta quinta-feira, mas não levou o ouro. Campeão e recordista mundial da distância, o paulista dominou a prova, mas perdeu ritmo no fim, cravou 48s48 e ficou com o bronze no Pan-Pacífico, em Irvine, nos Estados Unidos.

RESULTADO DA FINAL DOS 100 M LIVRE

1º - Nathan Adrian (EUA)48s15
2º - Brent Hayden (CAN)48s18
3º - Cesar Cielo (BRA)48s48
4º - Jason Lezak (EUA)48s57
5º - Graeme Moore (AFS)48s76
6º - Kyle Richardson (AUS) 48s81
7º - Eamon Sullivan (AUS) 48s84
8º - Lyndon Ferns (AFS)49s46

O brasileiro teve desempenho muito ruim nas eliminatórias da tarde. Cielo fez apenas o 11º tempo e quase ficou de fora da final. O paulista acabou beneficiado pela regra do Pan-Pacífico, que impede que mais de dois nadadores do mesmo país disputem a prova que vale medalha.

"Me deram final a de presente, nem merecia estar na final e tive essa segunda chance. Terceiro não era o que eu queria, queria o ouro mesmo. Tenho que reconhecer que foram melhor do que eu. Mas tem dois anos para a Olimpíada e Mundial no ano que vem", disse o brasileiro ao canal Sportv.

Cielo conseguiu a última vaga na final e, consequentemente, nadou na raia oito. Mesmo assim, o brasileiro dominou a maior parte da prova e virou os 50 m à frente. No entanto, nos últimos metros da final, foi superado pelo jovem norte-americano Nathan Adrian (48s15) e pelo canadense Brent Hayden (48s19), respectivamente.

Destaque do revezamento norte-americano no Mundial de 2009, Adrian baixou ainda mais seu tempo. Nas eliminatórias, o jovem já havia estabelecido o novo recorde do Pan-Pacífico com 48s41. O compatriota Jason Lezak se classificou com o segundo melhor tempo, mas decepcionou e ficou fora do pódio, na quarta colocação.

Os 48s48 ficaram distantes de seu próprio recorde mundial de 46s91. Mas já evoluiu em relação ao tempo da tarde (49s13). Após o tempo ruim nas eliminatórias, Cielo levou uma dura do técnico australiano Brett Hawke e não falou com a imprensa. Após o bronze, o brasileiro admitiu falta de preparo para segurar toda a prova, mas prometeu sucesso nos 50 m livre - prova que detém os títulos olímpico e mundial além da melhor marca do mundo.

"Nossa, foi muito difícil. Mas os 50 m eu vou ganhar. Faltou treino de base, aeróbico. Estou morrendo no final. Mas é mais uma medalha importante para a gente", afirmou. Visivelmente cansado, Cielo sentiu mal-estar e ficou agachado por um tempo. O brasileiro se levantou na sequência e saiu mancando. "Acabei sentindo a perna até o osso. Final pesou e acabei perdendo a medalha de ouro", completou.

Embora não tenha vencido e uma de suas principais provas, Cielo obtém a segunda medalha no Pan-Pacífico, a terceira do Brasil. No primeiro dia de disputas em Irvine, o paulista levou o ouro nos 50 m borboleta ao fazer 23s03, em prova que teve dobradinha brasileira com a prata de Nicholas Santos (23s33).

*Atualizada às 22h45

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host