UOL Esporte Natação
 
18/03/2010 - 08h05

Pais de Cielo mostram receio em acerto com Corinthians e acenam com clube carioca

Cauê Rademaker
No Rio de Janeiro
  • <strong>SULLIVAN BATE TEMPO DE CIELO</strong> <p>Enquanto os pais de Cielo recebiam prêmio no Rio de Janeiro em nome do campeão olímpico, que treina em Auburn, nos EUA, o australiano Eamon Sullivan desbancava Cesar Cielo da liderança do ranking mundial de 2010. Sullivan marcou 49s06 nas eliminatórias do Campeonato Australiano, disputado em Sydney, superando os 49s13 do brasileiro (tempo marcada no GP de Austin). Na semana passada, o francês Fred Bousquet já tinha tirado o brasileiro da liderança do ranking da temporada nos 50m livre.</p>

    SULLIVAN BATE TEMPO DE CIELO

    Enquanto os pais de Cielo recebiam prêmio no Rio de Janeiro em nome do campeão olímpico, que treina em Auburn, nos EUA, o australiano Eamon Sullivan desbancava Cesar Cielo da liderança do ranking mundial de 2010. Sullivan marcou 49s06 nas eliminatórias do Campeonato Australiano, disputado em Sydney, superando os 49s13 do brasileiro (tempo marcada no GP de Austin). Na semana passada, o francês Fred Bousquet já tinha tirado o brasileiro da liderança do ranking da temporada nos 50m livre.

Na semana passada, o Corinthians dava como certo o acerto com Cesar Cielo. A diretoria alvinegra, porém, não contava com o receio dos pais do atleta, que cuidam da carreira do filho. Na noite desta última quarta-feira, em evento no Rio de Janeiro, Cesar e Flavia Cielo se mostraram receosos sobre uma possível mudança na carreira do campeão olímpico. E ainda afirmaram que existe outro clube no páreo, além de Corinthians e Pinheiros, que tenta renovar o contrato com o nadador.

“Estamos conversando também com outro clube, esse do Rio de Janeiro. É um clube que está reestruturando sua equipe de natação e quer voltar a ser o primeiro do Brasil nesta modalidade. Não temos nada acertado com o Corinthians”, explicou Cesar Cielo, pai do nadador.

Nem Cesar, nem Flávia, que desde o ano passado assumiu o papel de empresária do filho, quiseram confirmar o nome do clube carioca. O Flamengo, com a nova presidente, e ex-nadadora, Patrícia Amorim, está reestruturando seu departamento de natação e fez contratações recentemente. Outra opção é o Fluminense, que já conta com o recordista mundial dos 200m borboleta em piscina curta, Kaio Márcio.

Além de revelar um terceiro interessado no filho, os pais de Cielo também mostraram cautela em relação ao Corinthians. Embora elogiem o projeto do clube paulista, os dois temem que isso possa atrapalhar a preparação de Cielo para os Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres.

“Financeiramente é muito bom, mas será que vale à pena? Temos de pensar também na realização pessoal dele. Estamos no meio de um ciclo olímpico, não sei se é a hora de mudar. A Olimpíada de 2012 está aí e é muito pouco tempo até lá”, prosseguiu o pai do atleta.

“Quando ele treina nos Estados Unidos [na cidade de Auburn, no Alabama], ou no Pinheiros, tem grandes atletas ao lado, e isso o motiva. No Brasil, por exemplo, ele sente falta de competições de alto nível, mas tem grandes companheiros no Pinheiros, que é a base da seleção brasileira. O Nicholas Santos treina com ele. Praticamente toda a equipe do revezamento 4x100m está junta. No Corinthians, ele estará começando do zero em uma equipe”, completou Cesar Cielo “pai”.

A definição da novela sobre o futuro do nadador deve terminar na semana que vem. Até lá, Flávia e sua equipe analisam os compromissos contratuais com patrocinadores pessoais do atleta, que são um entrave para o acerto com o Corinthians. Na quarta-feira, por exemplo, Cielo anunciou, via Twitter, que tinha fechado com um novo parceiro, um banco.

“É preciso ver com calma também os contratos que o Cesar já possui, como conciliar. Até o fim do mês definimos isso. Temos conversado constantemente com ele, que também quer resolver logo essa situação”, finalizou o pai do nadador.

Elogio ao projeto corintiano

Cesar, o pai, e Flávia, a mãe, representaram o recordista mundial em homenagem recebida no hotel Copacabana Palace, na zona sul do Rio de Janeiro, na quarta-feira. Cielo foi considerado uma das pessoas que "fizeram a diferença" em 2009, com o título mundial dos 50m e 100m e, de quebra, o recorde mundial de ambas as provas.

Após receberem o prêmio, os pais de Cielo explicaram que o projeto do Corinthians, destino possível do filho, em nada lembra Flamengo e Vasco para os Jogos Olímpicos de Sydney-2000, na Austrália. Na época, os dois rivais cariocas contrataram atletas de ponta de diversas modalidades olímpicas, mas não tinham um projeto sólido de continuidade. Após os Jogos, a manutenção das equipes foi curta e muitos salários ficaram atrasados. Gustavo Borges, pelo Vasco, e Fernando Scherer, pelo Flamengo, são exemplos de atletas que entraram de cabeça nos projetos e tiveram problemas.

"O Corinthians tem um projeto interessante, bem diferente do que foi o do Vasco no passado. O clube está com o pé no chão, quer montar uma base, O problema mesmo é que estamos bem no meio de um ciclo olímpico. Temos de pensar bem", reiterou Cesar.

Enquanto seus pais negociam no Brasil, Cesar Cielo segue nos Estados Unidos. No início de março, disputou sua primeira competição no ano, o Grand Prix de Austin, e foi medalha de ouro tanto nos 50m quanto nos 100m livres, com tempos expressivos.

Agora, no começo de abril, participará o GP da Universidade de Ohio. Em 2010, os principais objetivos do campeão olímpico dos 50m são o Troféu Maria Lenk, que será realizado em Santos, no mês de maio, e a disputa do Pan-Pacífico de Los Angeles, em agosto.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host