Topo

MMA


Pandemia fez Jéssica adaptar treino em casa antes de disputar título do UFC

Jéssica Andrade (à direita) treinou na casa da vizinha por causa da pandemia - Arquivo pessoal
Jéssica Andrade (à direita) treinou na casa da vizinha por causa da pandemia Imagem: Arquivo pessoal

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

24/04/2021 04h00

O medo de ser tirada da disputa pelo cinturão dos moscas do UFC fez Jéssica Andrade adaptar seus treinos para enfrentar Valentina Shevchenko, hoje (24), em Jacksonville, nos Estados Unidos. As últimas duas semanas de preparação foram feitas em uma casa vizinha à dela em Niterói (RJ). O objetivo era reduzir ao máximo a possibilidade de ser contaminada com a covid-19 e ficar impossibilitada de buscar o segundo título da carreira na organização.

A ideia partiu do treinador de Jéssica, Gilliard Paraná, dono da equipe PRVT. Eles fizeram a primeira parte do camp em horários exclusivos na academia, mas preferiram reservar duas semanas para uma espécie de quarentena. A desafiante ao cinturão levou duas companheiras de treino para morarem na casa dela e pediu um espaço na casa de uma vizinha.

"A Fernanda [esposa de Jéssica] explicou toda a situação para a vizinha, que sou atleta, luto no UFC e queríamos ver se ela poderia ceder um espacinho para gente montar um tatame. Ela liberou e montamos a estrutura em uma área de churrasqueira coberta, bem grandona. Ficou super show", explica.

Jéssica acredita que a improvisação não trouxe problemas para a preparação. "Ficou praticamente como se fosse um octógono. Só não tem as grades, mas aí tem as paredes, que a gente usa para essa parte da luta agarrada".

Jéssica Andrade treinou na casa de uma vizinha por receio da pandemia

A luta contra Valentina Shevchenko será a terceira mais importante da noite, que terá outros dois duelos valendo cinturão. No momento do anúncio desse confronto, Dana White, presidente do UFC, considerou Jéssica Andrade como "o maior desafio de Valentina", que vem de quatro defesas do seu título.

"Eu realmente sou uma adversária dura, eu entro no octógono e faço um estrago gigantesco. Acho que é isso que ele [Dana] vê, e fiquei muito feliz que ele enxergou isso. Eu batalhei bastante para conquistar esse espaço e está valendo a pena."

Nas casas de aposta, Jéssica aparece como zebra no duelo contra Valentina. A brasileira diz preferir entrar no octógono com esse status. "Porque quando eu entro lá dentro, eu consigo surpreender todo mundo: meu adversário, os corners, as pessoas que estão assistindo. Isso é muito legal. Eu adoro ser a zebra, porque sempre que sou a zebra, eu viro um leão lá dentro".

UFC 261
Jacksonville (EUA)
24 de abril de 2021

CARD PRINCIPAL

Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Jorge Masvidal
Peso-palha: Zhang Weili x Rose Namajunas
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Jessica Andrade
Peso-médio: Uriah Hall x Chris Weidman
Peso-meio-pesado: Anthony Smith x Jimmy Crute

CARD PRELIMINAR

Peso-meio-médio: Alex Oliveira x Randy Brown
Peso-meio-médio: Dwight Grant x Stefan Sekulic
Peso-médio: Karl Roberson x Brendan Allen
Peso-pena: Patrick Sabatini x Tristan Connelly
Peso-galo: Danaa Batgerel x Kevin Natividad
Peso-leve: Kazula Vargas x Rongzhu
Peso-mosca: Aoriqileng x Jeffrey Molina
Peso-palha: Na Liang x Ariane Carnelossi