Topo

MMA


Deiveson volta após 21 dias para superar Ronda Rousey e fazer história

DEiveson Figueiredo comemora vitória sobre Joseph Benavidez no UFC  - Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images
DEiveson Figueiredo comemora vitória sobre Joseph Benavidez no UFC Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

12/12/2020 04h00

Deiveson Figueiredo entrou em uma maratona desde que conquistou o cinturão dos moscas do UFC em julho. Quatro meses depois ele já estava subindo ao octógono para defender seu título contra Alex Perez. Mas o mais impressionante ainda estava por vir: após a vitória, o brasileiro aceitou fazer uma luta 21 dias depois. Ela acontecerá hoje (12), contra Brandon Moreno, e colocará o "Deus da Guerra" na história da organização.

Nunca um campeão colocou seu cinturão em disputa em tão pouco tempo. Caso saia do UFC 256 vitorioso, Deiveson ainda superará a marca de uma das lendas da organização: Ronda Rousey. A norte-americana levou apenas 56 para defender seu cinturão dos galos contra Sara McMann, em 22 de fevereiro de 2014, após ter vencido Miesha Tate em 28 de dezembro de 2013.

Ronda dominou a categoria dos moscas por três anos, entre 2012 e 2015, com seis defesas de cinturão bem sucedidas. Seu reinado chegou ao fim quando foi nocauteada por Holly Holm, no UFC 193. A norte-americana ainda subiria mais uma vez no octógono antes de se aposentar do MMA. Em dezembro de 2016, ela foi nocauteada por Amanda Nunes com 48 segundos de luta.

Deiveson vive seu primeiro ano como campeão. Mas se depender dele, fará ainda mais lutas que Ronda em um curto espaço de tempo. "A minha ideia é de não relaxar, estar sempre em ação. Estou amando o que está acontecendo. Se eu pudesse lutar no início do ano novamente, lutaria".

O duelo entre Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno será o principal do UFC 256 de hoje. O evento ainda contará com outros seis brasileiros: Junior Cigano, Ronaldo Jacaré, Renato Moicano, Virna Jandiroba, Mackenzie Dern e Charles Oliveira.

UFC 256
Las Vegas (EUA) - 12/12/2020

Card Principal (0h, horário de Brasília):

Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno
Peso-leve: Tony Ferguson x Charles do Bronx
Peso-palha: Mackenzie Dern x Virna Jandiroba
Peso-médio: Kevin Holland x Ronaldo Jacaré
Peso-pesado: Junior Cigano x Ciryl Gané

Card Preliminar (20h):

Peso-pena: Cub Swanson x Daniel Pineda
Peso-leve: Renato Moicano x Rafael Fiziev
Peso-palha: Tecia Torres x Sam Hughes
Peso-pena: Billy Quarantillo x Gavin Tucker
Peso-pesado: Sergey Spivak x Jared Vanderaa
Peso-pena: Chase Hooper x Peter Barrett