Topo

MMA


Charles evoluiu após problemas com peso e agora sonha com cinturão do UFC

Buda Mendes/Getty Images
Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

10/12/2020 04h00

A chance de ser campeão do UFC era um sonho distante para Charles Oliveira quando lutava nos penas. Alto para a divisão (1,78m), ele sofria sempre que ia subir à balança e, por quatro vezes, falhou no corte de peso. Desde que decidiu voltar aos leves, o brasileiro vive uma nova realidade. Mais experiente, deixou os problemas com a balança para trás e engatou sete vitórias seguidas. O cinturão é um sonho cada vez mais real.

"Minha cabeça mudou desde que voltei para os leves, me torneio mais profissional. Fechei um grupo com todo mundo que queria a mesma coisa que eu, que era ser campeão. Desde então, eu chegava das lutas e nem descansava. Dois dias depois já estava de volta ao tatame", explicou.

Apesar de não ter mais problemas com a balança há quatro anos, Charles segue sofrendo com provocações de rivais. Em seu Instagram, Tony Ferguson, rival do brasileiro no evento deste sábado (12), disse ter certeza que seu adversário irá estourar em 1,5kg o peso da categoria. "Se ele aparecer tão acima do peso assim, nós não vamos competir".

Charles entrou há 10 anos no UFC como uma das promessas da organização. Na empresa desde que tinha 21 anos, o brasileiro foi amadurecendo sob os olhares de Dana White. Passado tanto tempo e sendo pai de uma menina de três anos, ele se vê pronto para ser campeão.

"Entrei no UFC na hora que tinha que entrar. Perdi umas lutas que errei, mas não estou aqui para ficar falando disso, perdi, perdi. Estou no melhor momento da minha vida, feliz com tudo que vem acontecendo. Nasci para lutar, agora é só esperar o momento certo e, no dia 12, meter a porrada. Prometi que ia chocar o mundo e vou ser campeão em 2021. Vou ganhar essa luta, sentar de camarote e esperar para ver quem vai ser meu adversário".

Uma vitória sobre Tony Ferguson colocará Charles Oliveira na fila para disputar o cinturão que era de Khabib Nurmagomedov. Caso o russo não volte atrás na decisão de se aposentar, a tendência é que o vencedor desse duelo enfrente que vencer o combate entre Conor McGregor e Dustin Poirier.

UFC 256
Las Vegas (EUA) - 12/12/2020

Card Principal (0h, horário de Brasília):

Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno
Peso-leve: Tony Ferguson x Charles do Bronx
Peso-leve: Renato Moicano x Rafael Fiziev
Peso-médio: Kevin Holland x Ronaldo Jacaré
Peso-pesado: Junior Cigano x Ciryl Gané

Card Preliminar (20h):

Peso-pena: Cub Swanson x Daniel Pineda
Peso-palha: Mackenzie Dern x Virna Jandiroba
Peso-palha: Tecia Torres x Sam Hughes
Peso-pena: Billy Quarantillo x Gavin Tucker
Peso-pesado: Sergey Spivak x Jared Vanderaa
Peso-pena: Chase Hooper x Peter Barrett