Topo

MMA


Deiveson testa positivo para Covid e tem presença incerta na Ilha da Luta

Deiveson Figueiredo, depois de vencer Joseph Benavidez - Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images
Deiveson Figueiredo, depois de vencer Joseph Benavidez Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

10/07/2020 22h34

Deiveson Figueiredo vive um drama na véspera de sua luta pelo cinturão dos moscas do UFC. No dia em que viajaria para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o teste de Covid-19 feito por ele em São Paulo deu positivo. A informação foi dada primeiro pelo Combate.com e confirmada pelo UOL Esporte.

A grande questão é que Deiveson já contraiu Covid-19 em maio. Na manhã deste sábado (11), ele passará por um novo teste para saber se foi um "falso positivo". Caso a nova amostra dê negativo, ele estará liberado para viajar para Abu Dhabi e enfrentar Joseph Benavidez na "Ilha da Luta".

Deiveson viajaria hoje (10) para Abu Dhabi. Por causa do problema com o teste de Covid-19, sua expectativa é de conseguir embarcar no domingo (12) rumo aos Emirados Árabes Unidos.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) já analisou alguns casos como o de Deiveson, quando uma pessoa já diagnosticada com o vírus apresenta resultado positivo em um teste feito tempos depois. Na análise feita com pacientes na Coreia do Sul, o órgão indicou que se tratavam de células mortas do pulmão com o material genético já inativo do vírus, o que causava o "falso positivo".

Caso o novo teste dê positivo, Deiverson não poderá enfrentar Benavidez pelo cinturão dos moscas no card do dia 18 de julho. Com isso, Alexandre Pantoja entrará em seu lugar. O também brasileiro está escalado para enfrentar Askar Askarov, mas foi colocado como reserva da disputa pelo título.

O problema com Deiveson é o segundo envolvendo lutas por cinturão na "Ilha da Luta". O também brasileiro Gilbert Durinho foi retirado do combate contra Kamaru Usman, pelo título dos meio-médios, após contrair Covid-19. Em seu lugar, o UFC escalou Jorge Masvidal.