Topo

MMA


De aposentadoria ao futevôlei: como foi o período de Aldo longe do UFC

Aldo participou de torneio de futevôlei - Reprodução/Instagram
Aldo participou de torneio de futevôlei Imagem: Reprodução/Instagram

Guilherme Dorini

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/05/2017 12h00

José Aldo está prestes a voltar ao UFC. No próximo sábado (3), no evento de número 212, o lutador brasileiro lutará depois de quase um ano afastado do octógono mais famoso do mundo. Foram dez meses desde sua última luta, quando conquistou o cinturão interino contra Frankie Edgar, até seu retorno neste fim de semana, no Rio de Janeiro.

De lá para cá, muita coisa aconteceu: Aldo se aposentou, quis lutar boxe, virou campeão linear sem sequer lutar, jogou tênis, viajou pelo mundo e, é claro, abusou do futevôlei, um dos seus esportes favoritos. Não lembra? O UOL Esporte fez uma retrospectiva dos últimos dez meses do “campeão do povo”.

APOSENTADORIA?

Tudo começou em setembro do ano passado, quando o UFC deixou Conor McGregor disputar o cinturão dos pesos-leves (até 70,3 kg) contra o norte-americano Eddie Álvarez sem precisar abandonar o título regular dos penas (até 65,9 kg), a categoria do brasileiro.

"Depois disso tudo, vejo que não posso confiar em nenhuma palavra do presidente Dana White e que quem está no comando do evento agora é o Conor McGregor. Como não estou aqui para ser empregado do McGregor, hoje eu peço que cancelem o meu contrato com o UFC", disse ao Combate na época.

BOXE?

Aldo revelou sonho de tentar lutar boxe profissionalmente - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Aldo revelou sonho de tentar lutar boxe profissionalmente
Imagem: Reprodução/Instagram

Depois de se revoltar, José Aldo até mesmo ameaçou ir à justiça contra o UFC por sua liberação de contrato. Sua intenção, no entanto, não era migrar para outra organização de MMA. A ideia, segundo o próprio brasileiro, era trocar de modalidade, partir para o boxe profissional, esporte admirado pelo manauara.

"O UFC nunca me deu nada, foi sempre mérito meu e da minha equipe. Só quero que eles cancelem o contrato. Vão falar que podem me oferecer milhões, e aí eu mudaria de ideia. Podem ficar com esses milhões. Quero seguir a minha vida. Não quero nem lutar MMA, quero fazer carreira em outro esporte, que sempre foi meu sonho".

TRABALHAR COM FUTEBOL?

José Aldo cogitou trabalhar com futebol após se aposentar do MMA - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
José Aldo cogitou trabalhar com futebol após se aposentar do MMA
Imagem: Reprodução/Instagram

No entanto, antes de citar o boxe como um possível destino, José Aldo cogitou até mesmo deixar totalmente o mundo das lutas para se arriscar em outra modalidade. Apaixonado por futebol – é torcedor fanático do Flamengo –, o brasileiro revelou uma vontade de trabalhar fora das quatro linhas, talvez como empresário.

“Nem em luta eu acho que vou seguir. Para mim, se tivesse a oportunidade, seria trabalhar com futebol, que é uma coisa que eu amo. Desde que nasci, sempre sonhei em ser um jogador. Acho que não tenho idade para isso, não tenho experiência... Acredito muito em mim. Se for preciso, vou estudar para ser (um empresário) muito bom, como fui como atleta”, disse na época.

VIAGENS PELO MUNDO

José Aldo na Catedral de São Basílio, na Rússia - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
José Aldo na Catedral de São Basílio, na Rússia
Imagem: Reprodução/Instagram

José Aldo aproveitou o período sabático para viajar pelo mundo. Em suas redes sociais, registrou passagens por Argentina e Rússia. Fã de futebol, o brasileiro não pensou duas vezes e visitou La Bombonera, casa do tradicional Boca Juniors, um dos maiores campeões da Copa Libertadores. No gramado, ainda fez uma foto com a taça mais cobiçada da América. Ele ainda esteve na Rússia, como mostrou nas redes sociais em uma foto na famosa Catedral de São Basílico.

José Aldo visita La Bombonera e ergue taça da Libertadores na Argentina - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
José Aldo visita La Bombonera e ergue taça da Libertadores na Argentina
Imagem: Reprodução/Instagram

FUTEVÔLEI, TÊNIS E ATÉ VIDEOGAME

José Aldo em ação de tênis ao lado de Bruno Soares, Minotauro e Jamie Murray - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
José Aldo em ação de tênis ao lado de Bruno Soares, Minotauro e Jamie Murray
Imagem: Reprodução/Instagram

Afastado das lutas – ou pelo menos das competições –, José Aldo aproveitou seu tempo para praticar outras atividades. A principal foi o futevôlei, modalidade adorada pelo lutador, participando até mesmo de competições que foram transmitidas ao vivo na televisão aberta. Ele também jogou tênis em uma ação com Bruno Soares, Jamie Murray e Minotauro, e abusou do videogame, contando com dicas do ex-jogador de futebol Wendell Lira.

ALDO MUDA DE IDEIA E VOLTA AOS TREINOS

 

A revolta de José Aldo com o UFC durou pouco mais de um mês. Segundo o brasileiro, depois de conversar com sua família e ver o pedido dos fãs, ele decidiu repensar sua aposentadoria do MMA. Na sequência, participou de uma reunião em Las Vegas para aparar as arestas com Dana White e companhia e voltou a treinar na sede da Nova União, no Rio de Janeiro.

CAMPEÃO LINEAR E UFC 212

Um mês depois, mesmo sem entrar no octógono, foi declarado campeão linear dos penas. Em novembro, depois de uma pressão do brasileiro, o UFC retirou o título dos penas do irlandês Conor McGregor, que havia unificado também o posto de campeão dos leves. Desta forma, José Aldo voltou a ser alçado ao posto de dono do cinturão. Em fevereiro foi anunciado seu retorno contra Max Holloway, no UFC 212, no Rio de Janeiro.