PUBLICIDADE
Topo

MMA


MMA

Cyborg diz ser atleta limpa e que substância era de uso terapêutico

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/12/2016 21h03

No mesmo dia em que foi notificada pela USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos) de uma potencial violação da política antidoping, Cris Cyborg se manifestou. Em seu Facebook, a lutadora afirmou ser uma atleta limpa e que a substância investigada é necessária para um tratamento pela qual ela está sendo submetida.

De acordo com Cyborg, a substância encontrada em seu teste foi o diurético Espironolactona. A lutadora afirma que o elemento era utilizado em um tratamento e que seu médico estava ciente das políticas da USADA.

A brasileira foi notificada nesta quinta-feira por uma possível violação da política antidoping do UFC. A irregularidade teria acontecido em teste feito fora do período de competição, em 5 de dezembro.

Apesar de ser uma notificação, o anúncio é praticamente uma confirmação do doping. Desde que a nova política antidoping do UFC foi implantada, em parceria com a USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos), nenhum lutador que chegou a ser notificado teve sua situação revertida.

Confira a declaração de Cris Cyborg:

Tenho orgulho de ser um membro da USADA, e ter sido a primeira lutadora a completar um ano de testes do programa da USADA antes de competir pelo UFC.

Fui testada 14 vezes desde que entrei no programa, duas vezes no último bimestre de 2016 e nunca fui flagrada em nenhuma amostra.

Meu médico tem experiência com os testes da USADA e me infirmou que não era necessário nenhum passo adicional para a aprovação do tratamento feito por mim após minha luta no UFC Brasília.

Estamos cooperando integralmente com a USADA nesse momento e já iniciamos o processo para pedir isenção retroativa pelo uso terapêutico.

Aos meus fãs que estão desapontados com a notícia, peço desculpas.

Vocês podem ter certeza que a substância que está sendo analisada não é para melhorar o desempenho. Ela é necessária para o meu tratamento específico. Tenham confiança de que sou uma atleta limpa. 

Quer receber notícias de MMA de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

MMA