Topo

MMA


Brasileiro busca reabilitação em duelo de campeões do TUF no UFC São Paulo

Warlley Alves quer voltar a vencer no UFC - Steve Marcus/Getty Images
Warlley Alves quer voltar a vencer no UFC Imagem: Steve Marcus/Getty Images

Guilherme Dorini

Do UOL, em São Paulo

18/11/2016 17h32

Considerado uma das grandes promessas no MMA, Warlley Alves sofreu um baque na última vez que pisou no octógono. Então invicto na carreira, com dez vitórias em dez lutas disputadas, ele foi derrotado no UFC 198, em Curitiba, e viu a necessidade de começar novamente sua corrida na organização. No próximo sábado (19), o brasileiro, campeão do The Ultimate Fighter Brasil 3, volta ao UFC, em São Paulo, para desafiar o nigeriano Kamaru Usman, vencedor do TUF 21, em duelo realizado na categoria dos meio-médios (até 77,1 kg).

Apesar de gostar de encaixar guilhotinas nos adversários, Warlley é um grande fã da trocação, sempre procurando nocautear seus rivais. Já Usman vem do wrestling norte-americano, a luta agarrada, e costuma dificultar a vida dos adversários dentro do octógono. O brasileiro, no entanto, não se incomoda com o estilo de luta do nigeriano.
 
"Estou treinado, focado para dar meu melhor e sair com a vitória. Não estou preocupado com o que ele vai fazer. Apesar de ele gostar da luta agarrada, é bem conservador. Prefere prender mais o cara no solo, não trabalha muito o jiu-jitsu, procura mesmo anular o rival. Estou pronto para qualquer situação", disse Warlley em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.
 
Guilhotina é a finalização preferida de Warlley - Christian Petersen/Zuffa LLC/Getty Images - Christian Petersen/Zuffa LLC/Getty Images
Guilhotina é a finalização preferida de Warlley
Imagem: Christian Petersen/Zuffa LLC/Getty Images
 
O brasileiro ainda falou sobre o fato de "recomeçar" justamente em São Paulo, local onde foi campeão do TUF, e revelou como gostaria que a luta acabasse. "Lutar em São Paulo, com certeza, tem um calor especial. Foi onde fui campeão do TUF, onde tudo começou, não tinha lugar melhor. Tenho boas lembranças de São Paulo. Se Deus quiser terei outra grande vitória", acrescentou. "Gostaria que fosse nocaute. Mas só importa saber que o juiz vai levantar meu braço ao final da luta". 
 
Warlley na época do TUF - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Warlley na época do TUF
Imagem: Arquivo Pessoal

Warlley, 25 anos, teve uma trajetória impecável no reality show da organização. Já com um cartel profissional de seis vitórias e nenhuma derrota, ele venceu suas três lutas, cada uma de uma maneira: decisão (dividida), nocaute e finalização. Na decisão da terceira temporada do programa no Brasil, não deu chance para Márcio "Lyoto". No próprio Ginásio do Ibirapuera, onde será realizado o evento deste sábado, ele conseguiu mais uma guilhotina (sua principal arma) para se tornar campeão no terceiro round da luta.

Na sequência, foi contratado e fez mais três lutas no UFC. Venceu Alan Jouban por decisão unânime e finalizou Nordine Taleb e Colby Convington, ambos por decisão, antes de conhecer sua primeira derrota na carreira, para Bryan Barbarena, na edição 198, maior evento já realizado no Brasil.

Usman é mais velho, mas um pouco menos experiente que o brasileiro. Com 28 anos, o nigeriano fez apenas nove lutas como profissional de MMA, sendo oito vitórias - as últimas sete seguidas - e uma derrota. O lutador participou da edição 21 do TUF, edição que foi disputada entre duas academias tradicionais dos Estados Unidos. Integrante da Blackzilians, ele se tornou campeão ao finalizar (katagatame) Hayder Hassan ainda no primeiro round, desempenho que lhe rendeu o bônus de performance da noite do evento.

Quer receber notícias de MMA de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.