Topo

MMA


Aposentado, BJ Penn quer voltar ao UFC para derrotar desafeto

BJ Penn não luta desde a derrota sofrida contra Frankie Edgar - UFC/Dvulgação
BJ Penn não luta desde a derrota sofrida contra Frankie Edgar Imagem: UFC/Dvulgação

Do UOL, em São Paulo

13/01/2016 19h12

Uma rivalidade pessoal pode tirar o membro do Hall da Fama do UFC e ex-campeão meio-médio e dos leves, BJ Penn, da aposentadoria e leva-lo de volta ao octógono. O lutador havaiano publicou em suas páginas nas redes sociais um desafio para Nik Lentz, com quem tem trocado farpas desde sua última aparição pela organização.

Tudo começou quando Mike Dolce, nutricionista de diversos atletas do UFC, reclamou da postura de BJ Penn antes de sua luta contra Frankie Edgar, que aconteceu em julho de 2014. Dolce teria dito que BJ Penn teve problemas para cortar peso para o duelo por treinar pouco, o que revoltou o havaiano. Na ocasião, houve o primeiro desafio para Nik Lentz.

“Sabe de uma coisa? Estou cansado de ouvir falar sobre o Mike Dolce. Quer saber Mike Dolce? Eu te desafio agora mesmo: você pega o Nik Lentz, que é o seu garoto, e o traga para 65,7 kg  que eu vou atropelá-lo em um round e depois vou para os bastidores te despedaçar. Vamos fazer isso agora mesmo. Traga ele (Lentz) para o peso-pena! Eu voltaria da aposentadoria por isso. Eu estava lá e paguei mil dólares por dia para o Dolce trabalhar por 20 dias. Fiz a minha última luta entre os penas e ela não acabou bem, tive uma má performance. Estou pronto para algo assim, eu não piso na academia há dois anos, mas… Eu aceitaria uma luta por vingança e, depois disso, há outros caras lá fora, então quem sabe. Talvez esse seja um momento a la “BJ Penn”, mas quando eu coloco um desafio na cabeça, eu vou até o fim”, disparou BJ Penn em outubro de 2015.

E, ao que tudo indica, BJ Penn realmente levou o desafio a sério. O lutador procurou Greg Jackson, treinador do ex-campeão Jon Jones e da campeã Holly Holm, para voltar aos treinos visando o duelo contra Lentz, cujo havaiano já ofereceu uma possível data e local para realizar.

“Este é um desafio formal para que Nik Lentz se encontre comigo no octógono dia 05 de março, em Las Vegas. Nik, você escreveu um estúpido poema caçoando de mim, disse coisas sobre mim e meus pais e ainda criou a #bringpennback (tragam Penn de volta). Peço que você seja homem e sustente tudo que você disse. O “tio BJ” está irritado novamente”, postou o ex-campeão.

No entanto, para conseguir o desejado confronto, BJ Penn precisará convencer uma pessoa que não gostaria de vê-lo novamente em ação: o presidente do UFC, Dana White. Após sua última derrota contra Edgar, Penn declarou, ainda no octógono, que se aposentaria por conta da pressão exercida pelo mandatário da organização.

“Eu não deveria ter voltado, não deveria estar no ringue hoje, mas respeito muito Edgar. Dana disse que acabou e agora tenho que concordar com ele. Sou agradecido pela chance de lutar aqui. Meu pai me disse quando eu era criança para aguentar a dor, e cheguei até aqui hoje”, declarou o atleta na ocasião.