Topo

MMA


Rafael dos Anjos surra Pettis e leva inédito título dos leves do UFC

Do UOL, em São Paulo

15/03/2015 02h08

Rafael dos Anjos escreveu seu nome na história do UFC: se tornou o primeiro campeão brasileiro da categoria dos leves da organização, após derrotar Anthony Pettis. Para ganhar o título, Rafael teve uma apresentação impecável e derrotou Pettis por decisão unânime dos juízes.

Rafael atropelou o ex-campeão com uma das melhores performances de sua carreira. Começou o combate trocando socos duros e chutes altos com Pettis, e aplicando muita pressão. No final do round, ainda conseguiu pontuar com uma boa queda. No assalto seguinte, Rafael diminuiu o ritmo da luta, mas continuou superior. Quando o duelo foi para o chão, os lutadores passaram a disputar posições de jiu-jitsu.

O terceiro e quarto rounds foram similares ao segundo: Rafael pressionou bastante Pettis no chão, usando wrestling e jiu-jitsu. O ex-campeão tentou reagir disputando guarda com o brasileiro, mas não conseguiu encaixar nenhuma finalização.

No intervalo antes do quinto e último round, Pettis demonstrou bastante cansaço e um dos técnicos em seu córner avisou que ele precisava vencer o último assalto. O ex-campeão não conseguiu seguir o recado e pouco reagiu: Rafael seguiu dominando a luta no chão e ainda tentou um mata-leão nos segundos finais do combate.

Após ter a vitória anunciada, Rafael agradeceu o apoio, ressaltou sua trajetória até o título e afirmou ser o melhor lutador do mundo. Já Pettis aceitou a derrota com humildade e afirmou: “Sem desculpas, preciso voltar para a academia e treinar”.

A vitória é a 24ª na carreira de Rafael dos Anjos, que chegou à disputa de título após uma ótima sequência de oito vitórias em nove lutas. Já Pettis sofreu a terceira derrota de seu cartel – até hoje, havia perdido apenas para Clay Guida, em junho de 2011, e para Bart Palaszewski, em dezembro de 2009.

MMA